Em 90% da cana processada na Barralcool é utilizado o sistema de limpeza a seco via úmida
30-07-2015

Uma das usinas que já adotou o sistema de limpeza de cana a seco é a Barralcool, localizada no município mato-grossense de Barra do Bugres. Segundo o gerente industrial, José Raimundo Costa Neto, em 90% da cana processada na usina é utilizado o sistema de limpeza a seco via úmida. “O processo, utilizado desde 2009, visa retirar as impurezas minerais e aproveitar as vegetais”.

Os sistemas de limpeza de cana a seco se tornaram uma das principais saídas das usinas para superar esses desafios. A finalidade principal dessa tecnologia é a de separar a palha e a terra da cana colhida mecanicamente. O conceito pode ser aplicado tanto para o processamento da cana inteira (mesas alimentadoras) como picada (descarga direta). O processo, que veio para substituir efetivamente a lavagem da cana, possui eficiência de remoção de impurezas entre 40% e 70%.

Além dos benefícios já citados, Costa Neto afirma, ainda, que o sistema proporciona um aumento de biomassa na usina e, consequentemente, uma maior oferta de comercialização de energia.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize ou baixe o pdf da edição no site: www.canaonline.com.br. Ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e carregue as edições no celular