Embraer atinge marca de 1.700 aeronaves Ipanema entregues e reforça liderança na aviação agrícola
26-11-2025
Aeronave movida a etanol permanece referência em produtividade, precisão e baixo custo operacional, com cerca de 60% do mercado
A Embraer comemorou a entrega da 1.700ª unidade do Ipanema, seu consagrado avião agrícola. O modelo, na versão EMB-203, segue líder de vendas no segmento com aproximadamente 60% de participação e será destinado à pulverização de diferentes culturas por um cliente de Imperatriz - MA.
“A entrega da unidade 1.700 marca mais um capítulo importante na trajetória de uma aeronave reconhecida por eficiência, robustez e sustentabilidade”, afirma Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer. “É motivo de grande orgulho acompanhar o impacto contínuo do Ipanema no desenvolvimento da agricultura brasileira”.
Nos últimos três anos, mais de 180 unidades foram entregues, reforçando a preferência dos operadores pelo modelo. O Ipanema 203, pioneiro no uso de etanol como combustível, oferece elevado desempenho: pulveriza mais de 200 hectares por hora, eficiência equivalente ao trabalho simultâneo de quatro grandes pulverizadores terrestres, garantindo aplicação uniforme, sem compactar o solo e sem disseminar pragas por contato. O ganho estimado pode chegar a 15 sacas adicionais por hectare.
Além da presença nos principais eventos do agronegócio com o Ipanema 203, a Embraer tem ampliado ações de segurança operacional, promovendo iniciativas sobre inspeções preventivas, práticas seguras e qualificação de pilotos, mecânicos e operadores. Atualmente, todas as turmas de formação de pilotos agrícolas no Brasil recebem palestras do time de suporte ao cliente do Ipanema, reforçando a disseminação da cultura de segurança desde o início da carreira.


