Embraer celebra 20 Anos do pioneiro Ipanema a etanol
22-10-2024

Avião agrícola revoluciona o uso de biocombustível e promove a sustentabilidade no agronegócio

A Embraer comemora duas décadas da certificação do Ipanema EMB-202A, a primeira aeronave agrícola do mundo movida a etanol e produzida em série. Atualmente, o modelo evoluiu para o EMB-203, reafirmando o compromisso da Embraer com a inovação e a sustentabilidade no setor.

Desde sua certificação, em 19 de outubro de 2004, o Ipanema evitou a emissão de mais de 28 milhões de toneladas de CO2, uma média anual de 1,4 milhão de toneladas. Graças ao uso de biocombustível, a aeronave ganhou em eficiência, sendo uma referência em desempenho e redução de impacto ambiental no setor agrícola brasileiro.

"Com mais de 570 Ipanemas a etanol vendidos e 210 conversões de gasolina para biocombustível, o sucesso da aeronave reforça a confiança dos operadores. O Ipanema alia eficiência e baixo custo operacional, sendo ideal para quem busca produtividade por hectare e sustentabilidade no agronegócio", destaca Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer.

Com tecnologia avançada, o Ipanema aumenta a produtividade em até 30% e reduz os custos operacionais em até 57% em relação a outros equipamentos, evitando ainda danos às plantações durante a pulverização.

O modelo continua em evolução, agora com asas mais eficientes, cabine com novo design ergonômico, conectividade USB, sistema de ar-condicionado e cintos de segurança com airbag, garantindo maior segurança e conforto.

Além de pulverização de produtos sólidos e líquidos, o Ipanema participa de um projeto pioneiro de aplicação aérea de defensivos biológicos, coordenado pela Koppert, líder global em bioinsumos. A iniciativa reforça o papel do Ipanema na promoção da sustentabilidade no agronegócio brasileiro.