Empresa quebra paradigma, capacita e emprega filhos de funcionários
25-09-2015

Uma empresa do setor sucroenergético que tem três unidades em Mato Grosso do Sul, a Odebrecht Agroindustrial, quebra o paradigma, da não contratação de parentes de funcionários e por meio do Programa Acreditar Jr. e o Senai capacita filhos de colaboradores e contrata os que mais se destacaram.
De acordo com o site MS Cidades, na última segunda-feira (21), em Deodápolis, a 260 quilômetros de Campo Grande, foi promovida uma aula inaugural de mais duas turmas do programa, que atenderá filhos de funcionários da usina Eldorado. Os 32 jovens, com idades em 18 e 22 anos, com Ensino Médio completo ou em processo de conclusão, participarão dos cursos de "Eletricista Automotivo" e de "Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas".
"Para nós é bem melhor você capacitar e depois contratar uma pessoa indicada por um funcionário, no caso, o seu filho ou filha, do que ir no mercado buscar um profissional. Além da indicação do parente, ele passa por um processo seletivo e precisa se empenhar e demonstrar interesse para conseguir a vaga", explica o vice-presidente de Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade da empresa, Genésio Lemos Couto.
Segundo Lemos, o processo seletivo para a entrada nos cursos teve um total de 175 inscrições, o que demonstra o grande interesse que desperta entre os colaborares e seus familiares. Os cursos terão 960 horas/aula. As aulas teóricas serão ministras pelos instrutores do Senai na unidade da instituição em Deodápolis enquanto que as práticas vão ocorre na usina Eldorado. Nos cursos, além capacitação, os alunos ainda são registrados pela empresa e recebem uma remuneração de um salário mínimo, para que possam se dedicar integralmente ao aprendizado.
Mato Grosso do Sul, de acordo com a empresa, foi pioneiro na implementação do programa. A metodologia utilizada foi a mesma que foi desenvolvida por outra empresa do grupo, a construtora Odebrecht, que criou o programa para atender familiares de colaboradores envolvidos na construção da usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.
Para promover o desenvolvimento social, implementar ações para absorver a mão de obra local e estimular a geração de emprego e renda, a primeira turma do Acreditar Júnior foi aberta em agosto de 2014, para atender filhos, netos, primos e sobrinhos dos colaboradores da usina Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul.
Foi oferecido na cidade o curso de "Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel. Voltado para jovens de 17 a 22 anos. Com 1.620 horas/aula de capacitação, a primeira turma ofereceu 44 vagas e teve 153 inscritos. Os excelentes resultados obtidos fizeram com que a empresa ampliasse o alcance do programa.
Além desta turma em Nova Alvorada do Sul e das duas novas em Deodápolis, possui outras sete para atender as comunidades de Alto Taquari (MT), Mineiros (GO) e Caçu (GO), onde também tem plantas instaladas. A empresa também deve abrir na próxima safra 2016/2017 uma nova turma em Mato Grosso do Sul, desta vez no município de Costa Rica.