Empresários acreditam que chegou a hora da retomada do setor sucroenergético
14-06-2016

Os bons ventos não vêm apenas do mercado interno

Durante a coletiva de imprensa que marcou o lançamento da Fenasucro &Agrocana 2016, em meados de maio, um grupo de empresários do setor sucroenergético, associados ao Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), revelou entusiasmo na recuperação das empresas que fazem parte da cadeia da cana-de-açúcar.

Silvio Silas Geraldini, diretor comercial da Turbimaq Turbinas e Máquinas, acredita muito na retomada do setor. “A virada começa a partir do momento que acreditamos que a recuperação é possível. E no campo político já tivemos um pontapé, com a virada do jogo em Brasília”, diz.

Os bons ventos não vêm apenas do mercado interno. Na análise de Geradini, o fato de outros países, inclusive da América Latina – a exemplo da Argentina -, estarem implementando o etanol na matriz energética em mistura com a gasolina, amplia as perspectivas de exportação de equipamentos e know-how brasileiro nessa área para outros mercados.

Para Luiz Fernando Saran, diretor da Engevap Engenharia e Equipamentos, o cenário começou a melhorar no final de 2015, com a melhora dos preços do etanol e do álcool. “Foi quando o ânimo do setor começou a mudar. Depois de anos trabalhando no negativo, vimos a situação ficar positiva, e já temos boas perspectivas até para 2017.”

Na visão de Saran, o comportamento dos preços é determinante para a retomada do setor, embora as mudanças políticas que o país passou nos últimos meses, com Michel Temer chegando à presidência do país, mesmo que interinamente, contribuam para se traçar um cenário ainda mais promissor. “Mas reconheço que ainda é cedo para afirmar que a mudança de governo será positiva. O que anima mesmo o setor é o preço. Faz dez anos que teve essa coincidência, de preço bom do açúcar e do álcool, o que na época contribuiu para um grande crescimento da atividade.”

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na edição 33 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.