Encontrar solução para o alto endividamento é uma das principais pautas do setor
08-10-2015


Um dos assuntos que é pauta do diálogo entre o setor sucroenergético e o governo é a dificuldade que a agroindústria canavieira enfrenta por conta do alto endividamento em que se encontram várias empresas.
“O setor está conversando com os diferentes segmentos, como bancos, governo. É um tema relevante, preocupante para a sustentabilidade do setor, assim como para a sociedade como um todo. As dificuldades por que passam muitas empresas afetam municípios, a economia de alguns estados. Tem grande impacto social, inclusive por conta da extinção de empregos”, destaca André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético e do SIFAEG. Segundo ele, esta discussão está “caminhando” e “em breve teremos novidades”.
O presidente do FNS frisa que sempre houve um reconhecimento do governo para com a dificuldade que o setor atravessa e para a necessidade de políticas públicas. “O governo nunca disse que o que está ocorrendo com o setor foi em virtude de política contra a atividade, mas como um efeito colateral de medidas tomadas que achava importante e que trouxeram algumas consequências, ou efeito colateral, inclusive para o segmento sucroenergético.”
Mas a crise é grande e sistêmica. “Diante disso, sempre uso uma metáfora: temos empresas no setor que estão gripadas, outras com pneumonia e outras com tuberculose. Não adianta dar o mesmo remédio para cada uma. Dar vitamina C e achar que todas terão o problema resolvido.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.