Encontro técnico no Espírito Santo avalia desempenho de variedades de cana-de-açúcar
25-10-2022

Com a participação de pesquisadores da Ridesa e profissionais de unidades sucroenergéticas, evento discute melhoramento genético e novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da cultura

Renato Anselmi

Os resultados sobre o desempenho de variedades e clones de cana-de-açúcar no Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais serão apresentados e avaliados no XX Encontro Técnico da ERES da UFRRJ (Estação Experimental Regional do Espírito Santo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), que acontece nesta quarta-feira (26/10), às 8h, em Sayonara, distrito de Conceição da Barra, ES.

O melhoramento genético da cana-de-açúcar nesses estados e regiões é inclusive o tema central do painel 1 do Encontro Técnico da ERES, que terá as palestras dos pesquisadores Josil de Barros Carneiro Júnior, da UFRRJ, e Luís Cláudio da Silveira, da UFV (Universidade Federal de Viçosa), que integram programas de pesquisa vinculados à Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), responsável pela obtenção das variedades RBs.

O evento de Conceição da Barra terá também o painel 2 que inclui a palestra do professor Fábio Olivares, da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), que abordará o tema “Microorganismos benéficos e substâncias húmicas na cultura da cana-de-açúcar”. Haverá ainda nesse painel a explanação de Thiago Balsalobre, pesquisador do programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar (PMGCA/Ridesa), da Universidade Federal de São Carlos, campus de Araras, SP. Ele falará sobre a “Validação do Nir portátil como ferramenta de avaliação de parâmetros tecnológicos da cana-de-açúcar para uso pelo melhoramento genético”. 

A abertura do Encontro Técnico da ERES contará com a participação do reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Roberto Rodrigues, da diretora do campus de Campos dos Goytacazes, RJ, Elizabeth Processi, e do coordenador geral do PMGCA/Ridesa, da UFRRJ, Willian Pereira.

A expectativa é que o evento possa gerar mais conhecimento e criar condições para que usinas e unidades produtoras de cana utilizem novas variedades, mais adaptadas à região, que proporcionem uma melhor produtividade – comenta Josil de Barros, que é coordenador técnico do PMGCA/Ridesa, da UFRRJ, e um dos coordenadores do encontro da ERES.

O evento terá a presença de profissionais da área agrícola de usinas e unidades produtoras de cana do Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais. E contará com a participação de especialistas e pesquisadores de programas de melhoramento genético de universidades federais que desenvolvem trabalhos voltados para a produção de cana-de-açúcar nesses estados e regiões.

Criado em 2001, o Encontro Técnico da ERES – organizado tradicionalmente pelo PMGCA/UFRRJ – possibilita a troca de conhecimentos, experiências e a apresentação de novas tecnologias. O último evento, o XIX Encontro Técnico, aconteceu em 2019.  Nos dois anos subsequentes, não foi realizado por causa da pandemia. 

Fonte: CanaOnline