Entidades buscam soluções para ampliar mecanização da colheita da cana no Nordeste
04-07-2024

Poucos dias depois de reunião com gestores da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em busca do desenvolvimento de uma máquina capaz de colher cana-de-açúcar em regiões de relevo elevado, típicas no estado de Pernambuco, a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) firmou parceria com docentes da Universidade Federal no Estado (UFPE), nas áreas de Engenharia Mecânica (Justo Emílio) e de Inovação e Inteligência Artificial (João Moiseis).

A iniciativa partiu do Departamento Técnico da AFCP, através de seu diretor, Paulo Giovanni, e do engenheiro agrônomo Álvaro Rodrigues. Eles detalharam que estão buscando uma alternativa adequada para as regiões com declividade, onde o corte da cana é feito hoje majoritariamente de forma manual diante da falta de maquinário apropriado.

“A intenção é colocar as mentes notáveis dos professores da UFPE para trabalhar em busca de uma solução para Pernambuco e a região nordestina em geral no que tange à colheita da cana”, disse a AFCP, em nota.

A reunião ainda teve a participação do presidente da AFCP (Alexandre Andrade Lima) e do consultor Thiago Cintra, que tem ajudado a entidade na busca por recursos da Finep. A AFCP, com a sua Cooperativa Agroindustrial (Coaf), está focada na estratégia de solucionar os entreves relativos ao corte da cana em Pernambuco e em toda a Região Nordeste.

Fábio Rübenich / Safras News

Grupo CMA