Entidades representativas do setor canavieiro nacional viajam à Nicarágua e fazem bonito na Bonsucro Week 2018
26-02-2018

A ORPLANA e duas de suas associadas apresentaram seus e buscaram soluções que agreguem maior valor ao produtor de cana brasileiro

Leonardo Ruiz

Localizada na América Central, a República da Nicarágua – ou apenas Nicarágua – é um país essencialmente agrícola. Entre os principais produtos, destacam-se o café, algodão, banana, cana-de-açúcar, milho, laranja, abacaxi, arroz, mandioca, sorgo e feijão. A atividade da pecuária também ocupa um lugar de destaque, já que o país possui um dos maiores rebanhos da América Central.

Dois fatores se mostram como preponderantes para a consolidação dessas atividades econômicas no país: as dezenas de vulcões ainda ativos depositam sedimentos que enriquecem o solo, deixando-os extremamente férteis; e o forte clima tropical, que apresenta maior índice de pluviosidade entre maio e outubro. Por conta disso, quase metade do território nicaraguense é coberto por selvas.

E foi a verde Nicarágua – mais especificamente sua capital, Manágua – a sede escolhida pela Bonsucro, iniciativa global que avalia a sustentabilidade dos produtos fabricados a partir da cana, para a realização de sua conferência anual: a Bonsucro Week, que desde 2013 já passou por diversos países, como Estados Unidos, Filipinas, Brasil e Inglaterra.

Conduzido durante a segunda quinzena de janeiro (15/01 a 18/01) e com a co-organização do Comitê Nacional de Produtores de Açúcar da Nicarágua (CNPA), o evento reuniu representantes da indústria sucroenergética brasileira e de diversos países das Américas, África, Ásia e Europa para discutir as melhores práticas agrícolas e industriais na produção de cana-de-açúcar. Estiveram presentes, ainda, profissionais de diversos outros setores da economia mundial que possuem laços com o segmento canavieiro, tais como de varejos e indústrias de alimentos e bebidas. Ao todo, 165 pessoas marcaram presença no evento deste ano.

O diretor regional da Bonsucro para a América Latina, Miguel Hernández, afirma que este é um dos eventos mais importantes do ano no calendário canavieiro, em que membros e não membros da Bonsucro se reúnem para se atualizar sobre os desenvolvimentos da organização, discutir novos projetos e iniciativas e realizar networking usando a Bonsucro como plataforma colaborativa. “A Bonsucro Week é muito importante para a indústria açucareira por ser um espaço para discutir as tendências da produção sustentável de cana-de-açúcar.”

Um dos pontos altos da programação deste ano foi a presença da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA) e de duas de suas associadas: Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari) e Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana). As entidades aproveitaram a ocasião para mostrar ao mundo suas iniciativas que visam garantir um futuro seguro, rentável e sustentável para o produtor de cana brasileiro.

Veja matéria completa na editoria Produtores de Cana, na edição 51 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.