Entressafra canavieira longa tem seu lado bom
03-11-2016

Já 31 unidades sucroenergéticas encerraram a safra 2016/17 na região Centro-Sul e devem volta a moer só em abril

Por falta de cana, a entressafra canavieira começará mais cedo e deve se estender por um período maior. Já 31 unidades sucroenergéticas encerraram a safra 2016/17 na região Centro-Sul e a maioria deve iniciar a safra 2017/18 a partir de 15 de abril, pois não haverá cana para antecipar a moagem. 

São muitos os motivos para a menor oferta de cana, como doenças, pragas, intempéries climáticas e falta de investimento no canavial. Tudo isso leva à menor produção, fator negativo, principalmente neste cenário de preços em alta e demanda por açúcar.
No entanto, esta entressafra longa tem um lado bom: as usinas terão tempo para realizar a manutenção. Prática fundamental para o melhor funcionamento da indústria e que, nos últimos anos vem sendo negligenciada, ou por falta de tempo, em decorrência de entressafras muito curtas, ou por falta de recursos para a realização dos serviços, ou ainda pelos dois motivos juntos. Resultado, muitas usinas estão sucateadas.
Agora com tempo e com a entrada de dinheiro com a valorização do açúcar e etanol, a tendência é que as unidades sucroenergéticas vão investir na manutenção, o que permitirá rodar a safra 2016/17 sem interrupções por quebra, maior eficiência e segurança.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.