Entrevista com Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM
Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM, fala sobre a evolução das três unidades do grupo, investimento em tecnologias e pessoas para produzir mais e melhor
O Tour CanaOnline Pelo Nordeste Canavieiro visitou a Usina Utinga, em Rio Largo, Alagoas, uma das três unidades do Grupo EQM, as outras são Cucaú, em Rio Formoso, em Pernambuco, e Estivas, em Ares, Rio Grande do Norte. A Usina Utinga será o destaque desta semana nas mídias da CanaOnline.
Na Utinga, além da equipe de gestores, fomos recepcionados por Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo, que falou sobre a tradição do Nordeste na cultura canavieira, seus desafios e vantagens. Ressaltou a história das unidades do Grupo, a Cucaú, a empresa mãe, com 134 anos, a Utinga com 131 e a Estivas com 95 anos.
Destacou os investimentos do Grupo em tecnologia, pesquisas em desenvolvimento de variedades de cana e práticas inovadoras. “Guardar a tradição, mas não perder a necessidade e a demanda de se renovar, de se reinventar, esse setor tem uma dinâmica. A cana-de-açúcar guardava um atraso tecnológico em relação aos grãos. A soja, o milho, o algodão avançaram muito em produtividade. Então, eu diria que a cana-de-açúcar devia uma resposta tecnológica e ela está chegando, por meio dos bioinsumos, o uso da vinhaça, na genética com os institutos IAC, CTC, Ridesa. Estamos investindo fortemente na genética, renovando as nossas variedades por outras mais responsivas, muito promissoras”, disse Eduardo.
Observou que o setor nordestino avançou muito em tecnologias. “As estruturas industriais estão muito automatizadas. Do ponto de vista industrial, não temos grande diferença em relação ao Centro-Sul. As encostas do Nordeste, esse é um desafio topográfico grande, mas temos a vantagem de que nossas plantas estão perto dos portos.”
Confira a entrevista na íntegra.

