Equipe Pato a Jato busca patrocínio para novamente comprovar a eficiência energética do etanol
16-11-2015

Parte da equipe Pato a Jato e o protótipo Popigua

A edição de abril da revista CanaOnline trouxe como matéria de capa o tema: Etanol a jato. Que retrata a história da equipe Pato a Jato, da UTFPR
(Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco), que, em 12 de abril, com seu veículo (um protótipo) Popygua, relâmpago em Tupi-Guarani, registrou a marca de 316 km/litro de etanol, o que lhe rendeu o vice-campeonato na Shell Eco-Marathon das Américas 2015, na categoria “Combustível Alternativo (Etanol)”. O trabalho da equipe mostra que é possível aumentar eficiência energética do etanol, aumentando sua competitividade em relação à gasolina. Ver matéria completa: http://canaonline.com.br/edicao/edicao20-portal-canaonline-abril2015.html

Os planos da Pato a Jato para 2016 é participar pela segunda vez da Shell Eco-Marathon, que acontece de 22 a 24 de abril Detroit/MI, EUA, e fazer melhor ainda. Mas para isso, precisa de patrocínio. “O custo do envio do protótipo e de deslocamento/estadia (em função da cotação do dólar atualmente) é muito alto para o nosso orçamento”, explica o professor Luiz Carlos Martinelli Jr.

Para este novo desafio, o Professor conta que a equipe está ajustando a injeção eletrônica no protótipo a etanol, trabalhando na configuração da injeção eletrônica, pesquisando e desenvolvendo métodos para aumentar a eficiência de diversas partes do veículo. “Estamos trabalhando a taxa de compressão, diminuição do volume de combustível injetado, etc. Cabe lembrar que o motor do protótipo é de uma roçadeira a gasolina. Neste motor foi adaptada a injeção eletrônica programável com todos seus sensores... muitos fios para pouco motor!”, salienta.

Segundo ele, uma das mais importantes mudanças é a nova linha de pesquisa em compósitos, com o objetivo de construção de um protótipo em fibra de carbono, material que alia baixo peso e elevada resistência mecânica.

DE DETROIT PARA CÁ O DESEMPENHO DA EQUIPE E DO CARRO FOI MELHORADO!

A equipe alcançou outro patamar, passou a ser mais respeitada e a rotina mudou um pouco. “Passamos a participar de mais eventos, entrevistas, exposições, enfim, a marca Pato a Jato passou a ser mais valorizada. Realizamos um processo seletivo para recrutar novos membros e quantidade de novos candidatos considerável. Então o que mais mudou foi a nossa visibilidade, mas ainda somos carentes de patrocinadores”, ressalta o professor, que há seis anos atua como professor da UTFPR Campus Pato Branco e participante/facilitador da equipe. Para ele, a aplicação de um método de aprendizagem por problemas/desafios acrescenta um tempero a mais no curso de engenharia mecânica. “Os professores são constantemente desafiados em função das necessidades da equipe, da busca por soluções práticas e viáveis.”

OUTROS PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

A UTFPR Campus Pato Branco tem ainda mais 02 projetos em desenvolvimento:
Baja – Equipe Pato Baja
Arrancada – Equipe UTech
Estes projetos visam, no modelo do projeto de Eficiência Energética envolver os alunos em atividades desafiadoras, melhorando seu aprendizado.
O Projeto Baja é caracterizado pelo desenvolvimento de um veículo off-road confiável, resistente e competitivo. A competição SAE BAJA ocorre anualmente.
O Projeto Arrancada tem como objetivo preparar um veículo (hoje um Chevrolet/Astra 2008 Flex) para competição de Arrancada.
Saiba mais nos sites: www.pb.utfpr.edu.br/patoajato
www.pb.utfpr.edu.br/patobaja; www.pb.utfpr.edu.br/utech

Mais informações sobre patrocínio, com o professor Luiz Carlos Martinelli Jr. – e-mail: martinelli@utfpr.edu.br – Skype – luiz.carlos.martinelli.jr
Fones: (46) 32202587, (46) 84.07.72.92