Equipes solidárias - Por que em grupo e não sozinho?
20-07-2015

Renata Di Nizo explica neste livro a lógica do bom funcionamento dos grupos no ambiente corporativo, abordando pontos nevrálgicos como o individualismo e a desconsideração do outro

A partir de constantes mudanças, avanços tecnológicos e forte necessidade de inovação, o universo corporativo virou uma torre de babel, impondo às empresas um ambiente multicultural. Diante desse cenário é preciso estimular uma ética comportamental capaz de valorizar o semelhante e, incondicionalmente, ser receptivo às distintas culturas, ao outro, ao grupo, à integração. Segundo Renata Di Nizo, garantir um clima aberto à cooperação é condição de sobrevivência necessária à natureza intrínseca da inteligência coletiva. No livro Equipes solidárias – Por que em grupo e não sozinho? (120 p., R$ 39,80), lançamento da Summus Editorial, ela faz uma reflexão sobre a necessária transição do mundo individualista para aquele em que os grupos são possíveis, mesmo diante da contínua dualidade entre real e virtual. Para ela, somente os laços solidários mobilizam o bom desempenho no ambiente corporativo.
“Sabe-se hoje que uma boa política de cargos e salários não é suficiente para reter talentos”, afirma Renata. Segundo ela, as empresas reconhecem a importância de ter uma proposta estruturada que assegure o engajamento – o vínculo afetivo, a vontade de ir além, o entusiasmo pelo trabalho e pela organização. Para que isso se concretize, diz ela, nada confere tanto peso como a liderança se importar genuinamente com o desenvolvimento das equipes e de cada pessoa. “Sustentar a força grupal que move montanhas é remar a favor da diversidade”, complementa a autora, lembrando que a criatividade das pessoas está intimamente relacionada à qualidade dos relacionamentos.

Veja matéria completa na editoria Literatura na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br