Escolhendo o herbicida ideal para o controle de daninhas no canavial
18-10-2022

Não é recomendado, do ponto de vista técnico, utilizar um herbicida de seca no período úmido ou vice-versa

As atenções sobre o controle de plantas daninhas nos canaviais devem ser redobradas nesse período, pois, segundo trabalhos científicos, as plantas daninhas podem reduzir até 42% da produção de cana por hectare durante a época úmida do ano. Isso ocorre, principalmente, devido às características de agressividade dessas plantas, como grande produção de sementes, alta capacidade de extrair nutrientes e água do solo e rápido crescimento.

Dentre os fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher qual o herbicida será utilizado em determinada área do canavial, dois são considerados como os mais importantes: o conhecimento da situação daquele canavial em relação à diversidade da flora infestante e a época de aplicação.

Dessa forma, a primeira ação que deve ser realizada é o levantamento de plantas daninhas, popularmente chamado de matologia. Esse processo escaneia o canavial e mostra dados sobre as espécies infestantes daquela área, como germinação, crescimento, desenvolvimento, morfologia, anatomia, reprodução e convivência com outras plantas, além, é claro, dos níveis de infestação.

Após obter o Raio-X de sua propriedade, o produtor definirá qual será a época de aplicação. Caso seja num período úmido, os herbicidas deverão ter como características físico-químicas uma baixa solubilidade em água, além de um menor residual. Caso a aplicação ocorra numa estação mais seca, é essencial que o produto apresente maior solubilidade e um residual prolongado.

Por conta dessas características, não é recomendado, do ponto de vista técnico, utilizar um herbicida de seca no período úmido ou vice-versa. No mercado, existem produtos que funcionam muito bem na seca, mas que, se aplicados no período úmido, irão perder a efetividade e a eficiência de controle, pois eles poderão ser lixiviados pela chuva, deixando de estar na camada mais superficial do solo, onde se encontra o maior número de sementes.

Fonte: CanaOnline