“Estamos no momento de as empresas endividadas pensarem em renegociação”
29-09-2016

Entraram em recuperação judicial 87 empresas do setor sucroenergético nos últimos anos. Para Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness, hoje 60% de toda atividade estão endividados e respiram sabe se lá como. “Estamos acompanhando o último suspiro para muitas empresas”, pontua.

Na sua análise, não é verdade que todo o setor está saindo da crise. “Algumas empresas estão.”

Já é possível perceber uma alta entrada de capital porque o setor é atrativo, o que fará toda cadeia se movimentar. Mas se as empresas endividadas conseguirão pagar suas contas, depende de cada caso. Especialmente da capacidade das lideranças.

Observa que há investidores ávidos por entrar no país e atuar nesse segmento. Mas apenas vai atrair recursos a organização que tiver um bom plano estratégico.

Para ele, este momento de recuperação dos preços dos produtos do setor é propício para as empresas renegociarem suas dívidas. “Os gestores das usinas precisam partir para ação.”

Nessa fase de recuperação, há algumas variáveis que impactam, como dólar, juros, PIB e inflação.

O fato é que, quem não aproveitar os bons preços desse ano, poderá aproveitá-los no ano que vem, “mas apenas se estiver vivo”, dispara Françóia.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.