“Este foi o Congresso do renascimento do setor de bioenergia”
13-11-2015

Esta é a avaliação de Antonio Cesar Salibe, diretor executivo da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia), relatada à Revista CanaOnline na tarde de ontem, quando já chegava perto do fim o 8º. Encontro Nacional de Bioenergia em Araçatuba, promovido pela UDOP e pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil). 

“Os objetivos do evento foram atingidos. A UDOP completa com o evento 30 anos, e são três décadas trabalhando na linha de capacitação de mão de obra. Nada como comemorar essa data com um Congresso como esse. Foram doze salas temáticas, mais de 200 palestrantes e moderadores, mais de 1.300 participantes, com a participação conjunta com a STAB, que é entidade muito forte e nos dá força para a realização do evento”, sublinha Salibe.
Além de celebrar os 30 anos da UDOP, o Congresso de 2015 comemorou os 40 anos do Proalcool, que foi instituído quatro décadas atrás exatamente num dia 11 de novembro – data em que o Congresso realizou o jantar comemorativo, reunindo congressistas, autoridades e diretores das usinas associadas da entidade.
De acordo com o diretor da entidade, houve uma grande expectativa no decorrer da organização do Congresso. “Quando começamos a montá-lo, preparávamos evento para um público 30% menor do que no ano passado, mas terminamos o Congresso com o mesmo público inscrito no ano passado: 1.300 pessoas.”
Além disso, pela conversa e pelas palestras dos profissionais e executivos que passaram pelo evento, é possível afirmar que este é um Congresso que marca uma transição: “da saída do fundo do posso, do início do renascimento do setor, depois de sete anos sendo muito massacrado, sofrendo bombardeiros como o congelamento de preços da gasolina, a retirada da CIDE, e o governo prejudicando a atividade de muitas maneiras, direta ou indiretamente”, pontua Salibe.
Segundo ele, depois da recuperação dos preços do açúcar e do etanol registrado nos últimos meses, e de um clima bom em 2015, não há como negar: o humor do setor melhorou muito.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.