Estiagem prolongada fará com que 80% das usinas antecipem em 27 dias o término da safra na região Centro-Sul
24-09-2018

Com a seca a expectativa de moagem para a safra 2018/19 Centro-Sul deverá cair de 596 milhões de toneladas para 560 milhões de toneladas

Andréia Vital

A chuva chega timidamente na região Centro-Sul do Brasil, ainda está longe de ser o suficiente, mas a natureza e a agricultura começam a ganhar vida com a água que cai do céu.

Mas a longa estiagem, que teve início em abril, deixa marcas profundas, uma delas é a redução no volume de cana-de-açúcar. De acordo com Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), com a seca a expectativa de moagem para a safra 2018/19 deverá cair de 596 milhões de toneladas para 560 milhões de toneladas.

A boa notícia, relata Padua, é que nem toda essa quebra vai impactar na oferta de produto, uma vez que, 50% da redução será compensada pela melhora da qualidade da matéria-prima, a seca aumentou a quantidade de sacarose da cana.

Ainda segundo Padua, a quebra agrícola aliada ao ritmo intenso da colheita (sem chuva não houve paradas), farão com que 80% das usinas antecipem em 27 dias o término da safra, os outros 20% deverão antecipar o término em 12 dias.

Com relação ao mix, o executivo disse que a safra atual continua alcooleira e que o Centro-Sul deve chegar a produzir 30 bilhões de litros de etanol, um incremento forte na oferta, em decorrência da melhor remuneração comparado com o açúcar. Por outro lado, o preço maior da gasolina tem proporcionado aumento na demanda do combustível verde. “De abril até o momento, vendemos 42% a mais de etanol do que no mesmo período do ano passado”, declarou o diretor da Unica.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.