Estrangeiros de olho na biomassa. Será um novo boom do setor?
25-06-2015

Não é só o Brasil que necessita de energia, o mundo também. E como as expectativas levam a crer que o clima da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, COP21, que acontecerá em Paris no final do ano, será favorável às fontes de energias renováveis (até o Papa Francisco se posicionou a favor), investidores miram o radar na biomassa brasileira.

O Brasil é o país com maior potencial de produção de biomassa e a cana-de-açúcar aparece como principal matéria-prima. Segundo fontes, grupos de estrangeiros, principalmente, japoneses e chineses aumentaram as visitas às usinas. Enquanto os brasileiros querem mostrar a produção de açúcar e etanol, o interesse do visitante é fotografar os montes de bagaço.

Há estrangeiro que pensa em investir no negócio de energia no Brasil, mas como o governo não sinaliza garantia alguma, a vontade esfria. Mas há quem projete compactar o bagaço, encher os navios e direcioná-los para a Europa, e principalmente a Ásia. Para alguns é ficção, para outros a biomassa fará o caminho que o etanol não fez.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br