Estudantes da USP apresentam soluções inovadoras para os desafios do setor de gás na Cosan
10-10-2025

Com 136 inscritos e 96 convocados, a iniciativa do ETIC, parceria entre a Cosan, a Poli USP e a Fundação Vanzolini, conecta estudantes a desafios reais da transição energética

A Cosan recebeu a apresentação dos finalistas do HackaEnergy 2025, iniciativa que reuniu 15 estudantes de diferentes áreas da USP para apresentarem soluções inovadoras voltadas aos desafios do setor de gás natural e biometano.

Promovido pelo ETIC - Energy Transition Innovation Center, o HackaEnergy integra a jornada acadêmica iniciada no primeiro semestre deste ano, que incluiu a criação da primeira disciplina de graduação em Transição Energética na Poli-USP e o envolvimento de 10 bolsistas em diferentes níveis de pesquisa, do científico ao pós-doutorado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cosan, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e a Fundação Vanzolini, instituição ligada à USP que oferece certificações e integração entre o meio acadêmico e o mercado.

Ao longo da competição, 136 candidatos se inscreveram e 96 foram convocados. No final, dois grupos finalistas apresentaram suas propostas na sede da Cosan, com direito a debate interativo com executivos e especialistas do setor. Os projetos finalistas abordaram temas como Conta Unificada e Eficiência e Personalização para o Mercado Livre de Gás Natural.

"O setor de gás natural é dinâmico e está em constante evolução, e a contribuição dos estudantes é essencial para fomentar a inovação. Nós, que reunimos em nosso portfólio empresas com atuação relevante no setor de gás natural e biometano, reconhecemos a importância de iniciativas como o HackaEnergy e queremos cada vez mais incentivar soluções que reforcem o papel estratégico deste energético para o Brasil", destaca Antonio Simões, CEO da Compass.

A apresentação contou a presença de Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho de Administração da Cosan, Antonio Simões, CEO da Compass, Felipe Figueiredo, CEO da Comgás, Demétrio Magalhães, CEO da Edge, além de outros executivos e colaboradores das áreas de P&D e inovação do grupo.

"Sempre acreditei que a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A atuação e os resultados do ETIC trazem soluções inovadoras para os desafios estratégicos da Cosan e do país, promovendo iniciativas que geram valor para setores essenciais da nossa economia", comenta Rubens Ometto.

Para além da parceria na criação do ETIC, o presidente do Conselho de Administração da Cosan possui um longo histórico de apoio e investimento e valorização das instituições de ensino, especialmente da Poli USP, fundamental para sua formação. Recentemente, como parte desse compromisso com a educação, a Cosan e a Comgás realizaram a doação da obra de revitalização do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, um investimento estimado em R$19 milhões.