Estudo destaca crescimento da biomassa química no mercado mundial
08-06-2015

A multinacional finlandesa Pöyry, especializada em consultoria e serviços de engenharia, apresenta o primeiro estudo sobre as tendências do setor bioquímico à base de biomassa. Intitulado como BioSight up to 2025, o estudo mostra que o segmento está em crescimento e por isso também cresce a importância da incorporação de bioquímicos e bioplásticos como estratégias de marketing para as empresas.
No relatório desenvolvido pela Pöyry, conceitos são introduzidos para estruturar o segmento de bioquímicos à base de biomassa. A estrutura proposta divide o setor em quatro plataformas que são: açúcar, óleo, lignina e gás.
Baseado em conhecimentos profundos sobre diversas tecnologias e rotas de matéria-prima para químicos, o estudo também desenvolveu metodologias e ferramentas específicas para facilitar a oferta e prever a demanda. As plataformas divididas pelo relatório inclui sua utilização em vários setores como o automotivo, o de eletrônicos e também de embalagens.
O estudo também prevê uma perspectiva única das oportunidades de negócios de químicos à base de biomassas, proporcionando uma visão estratégica e do mercado, importante para investidores e empresas que atuam no setor financeiro, agricultura, indústria de base florestal, indústria química e de alimentos, além de usuários finais, proprietários de marcas, autoridades e agências governamentais.
Já em âmbito brasileiro, a indústria química a base de biomassa se destaca pelo seu alto nível em bioplásticos a base do etanol, porém de acordo com o estudo o país possui um grande espaço pra investir em produtos baseados da cana-de-açúcar.