Estudos de viabilidade econômica e financeira
16-10-2015

Ter boas ideias para um novo negócio ou ampliar o que existe não basta. É imprescindível que o projeto seja economicamente viável e, principalmente, que seu cálculo de viabilidade seja bem fundamentado. Dessa forma, o projeto de viabilidade econômica e financeira começa com a análise de mercado. Avalia-se as oportunidades, concorrentes, infraestrutura, mão de obra, fornecedores e outros fatores. Essa é a conclusão do consultor, Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness. 


“No afã de que o negócio dará certo, alguns empresários criam expectativas exageradas. É recomendável que se tenha os ´pés no chão e a cabeça focada no negócio´. Ele deve ser realista com o novo investimento para não cometer erros banais e que possam leva-lo à bancarrota”, ressalta.

De acordo com ele, contratar uma equipe especializada em estudo de viabilidade pode ser uma saída para quem deseja ampliar ou abrir um negócio. “Esse é um dos trabalhos que a MBF Agribusiness realiza. No campo do agronegócio sucroenergético, a MBF já realizou projetos de investimentos em greenfields, cogeração de energia, fábrica de açúcar, etc. Na área comercial foram desenvolvidos projetos para franquias e lançamento de novos produtos. A MBF também auxilia na análise de viabilidade para várias fusões de empresas, totalizando 152 projetos de viabilidade econômica e financeira até o momento”, finaliza.
Veja matéria completa na editoria Economia na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br