Etanol 2G e biogás devem pautar investimentos da Raízen nos próximos anos
11-10-2021

Divulgação Raízen
Divulgação Raízen

No dia 13 de outubro, às 19h, Gerente de Projetos E2G e Biogás da Raízen participará da live “A nova indústria sucroenergética - Da evolução da manutenção às diferentes oportunidades de negócio”

Foto Planta Biogás Raizen – Em outubro de 2020, Raízen inaugurou sua primeira planta de biogás. Uma das maiores do mundo, a estrutura foi construída anexo à Usina Bonfim

Por Leonardo Ruiz

Com 35 parques de bioenergia, a Raízen não é apenas a maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, mas também a maior produtora de derivados da cana-de-açúcar, com um portfólio de produtos renováveis que incluem etanol celulósico – também chamado de etanol de segunda geração (E2G) -, biogás, bioeletricidade e energia solar.

O Gerente de Projetos E2G e Biogás da Raízen, Luciano Zamberlan, explica que a diversificação do portfólio da empresa teve início há sete anos, com a construção da primeira planta de E2G do mundo, localizada na unidade Costa Pinto, de Piracicaba/SP. Produzido a partir do bagaço proveniente da produção do açúcar e etanol comum, o E2G permite um aumento de 40% a 50% na produção de etanol sem que seja necessário plantar 1 hectare a mais de cana-de-açúcar. “Se pegássemos toda a matéria-prima disponível em nossas 35 unidades agroindustriais, seria possível produzir de 10 a 12 bilhões de litros a mais por hectare por safra.” Atualmente, a planta de E2G da Raízen produz 30 milhões de litros de etanol celulósico por ano. A expectativa é que a empresa construa três novas plantas num futuro próximo.

Luciano Zamberlan: “Tanto o E2G como o biogás fazem parte da estratégia de trabalho da Raízen, que foca seus investimentos em soluções sustentáveis”

Divulgação Raízen

Além de ser pioneira na produção de etanol celulósico, a Raízen também foi um dos primeiros grupos do setor a investir no biogás. Zamberlan detalha que a planta inaugurada em outubro do ano passado utiliza subprodutos do processo industrial (vinhaça e torta de filtro) para a geração de biogás, posteriormente convertido em energia elétrica. “Essa planta foi construída junto à Unidade Bonfim, cuja moagem de mais de 5 milhões de toneladas de cana por ano gera elevados volumes de vinhaça e torta de filtro. Com isso, a capacidade de geração de energia dessa nova planta é de 138 mil MWh/ano.”

O Gerente de Projetos E2G e Biogás da Raízen conta que a empresa planeja construir uma nova planta de biogás nos próximos anos. Além de bioeletricidade, ela terá capacidade para produzir gás biometano, que poderá ser utilizado em substituição ao óleo diesel em parte da frota de veículos ou injetado em redes de distribuição. O investimento irá girar na ordem de R$ 150 milhões. “Tanto o E2G como o biogás fazem parte da estratégia de negócio da Raízen, que foca seus investimentos em soluções sustentáveis, sejam elas do ponto de vista ambiental, social, econômico e/ou de governança.”

No dia 13 de outubro, às 19h, Luciano Zamberlan participará da live “A nova indústria sucroenergética - Da evolução da manutenção às diferentes oportunidades de negócio”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Luciano Zamberlan - Gerente de Projetos E2G e Biogás da Raízen;

* André Gustavo Alves da Silva – Diretor Comercial e Novos Produtos da Cocal;

* Zilmar José de Souza – Gerente de Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica);

* José Roberto Fabre - Gerente Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções;

* Octavio Valsechi (Vico) - Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);

 

Serviço

Live “A nova indústria sucroenergética - Da evolução da manutenção às diferentes oportunidades de negócio”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (13/10), das 19h às 20h45

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um dos links a seguir:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MVjk26DlItI

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2495565983920221/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6851645916588331008/