ETANOL A JATO! Já pensou fazer 316 KM com 1 litro de etanol?
27-04-2015

Popygua, desenvolvido pela equipe Pato a Jato, na Shell Eco-Marathon 2015 fez 316 km por litro de etanol. Prova de que é possível aumentar a eficiência energética do combustível verde

Luciana Paiva e Leonardo Ruiz

Em 12 de abril, um pato brasileiro voou pelas ruas de Detroit, cidade norte-americana considerada a capital mundial do automóvel. O pato em questão, é a equipe Pato a Jato da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, que com seu veículo (um protótipo) Popygua, relâmpago em Tupi-Guarani, registrou a marca de 316km/litro de etanol, o que lhe rendeu o vice-campeonato na Shell Eco-Marathon das Américas 2015, na categoria “Combustível Alternativo”.
Esta foi a quarta edição da Maratona americana, realizada de 9 a 12 de abril e atraiu mais de cem equipes de estudantes de diversos países, nas seis categorias de energia (Gasolina, Etanol, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e GTL (Gás-para-Líquido)), com o objetivo de competir pelo melhor desempenho de seus protótipos, percorrendo a maior distância com a menor quantidade de combustível.
Ao alcançar o consumo de 316 KM/L (quilômetros por litro) a equipe Pato a Jato superou sua melhor marca anterior: 252,014km/l, conquistada no vice-campeonato nacional de eficiência energética no final de 2014. A equipe é formada por professores e alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, segundo o coordenador do curso, o professor Fábio Lima, eles realizam diversos trabalhos voltados para eficiência energética, com projetos técnicos envolvendo etanol, gás, gasolina e eletricidade, sendo que o projeto com etanol, tocado pela equipe Pato a Jato, é quem tem conquistado os melhores resultados.

Veja matéria completa na edição de abril da CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones e baixe também grátis no seu celular as edições da CanaOnline - http://canaonline.com.br/