Etanol: com quase 20 milhões de litros a menos, vendas atingem menor volume da safra em SP
10-07-2025

Cultivo da cana-de-açúcar no interior de São Paulo — Foto: Claudia Assencio/g1
Cultivo da cana-de-açúcar no interior de São Paulo — Foto: Claudia Assencio/g1

Levantamento do Cepea indica uma queda de 40,4% na safra 2025/26, iniciada em 1º de abril, em comparação ao período anterior.

Por g1 Piracicaba e Região

O volume de etanol hidratado - álcool comum utilizado para abastecimento de veículos - vendido na primeira semana de julho no Estado de São Paulo foi o menor da safra 2025/26, que teve início em 1º de abril deste ano.

A quantidade, em litros, foi de quase 20 milhões a menos, representando uma queda de 40,4% quando comparado ao período anterior.

O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da USP em Piracicaba (SP), divulgados em boletim nesta terça-feira (8).

O Cepea aponta que os compradores de etanol se mantiveram abastecidos com as compras feitas em semanas anteriores e, por isso, se afastaram do mercado, que é quando a entrega da mercadoria é imediata com pagamento à vista.

Já os agentes de usinas, por outro lado, guiados pelos estoques de combustível reduzidos, mantiveram os valores pedidos na maior parte dos casos.

Apesar da baixa nas vendas, os preços oscilaram pouco, indica o Cepea. O indicador do centro monitora os valores no estado sem impostos como ICMS e PIS/COFINS. Veja abaixo