Etanol/EUA: Produtores ficam irritados com novos pedidos de isenção retroativa
24-08-2020

Produtores de etanol nos Estados Unidos, que já foram duramente afetados pelos efeitos da pandemia de covid-19, ficaram irritados após a Agência de Proteção Ambiental do país (EPA, na sigla em inglês) ter revelado que pequenas refinarias de petróleo protocolaram 12 novos pedidos para serem desobrigadas de cumprir exigências de mistura de biocombustíveis.

"Nesta semana, em Iowa, o presidente Trump prometeu falar pessoalmente com a EPA sobre essas absurdas isenções retroativas e seu impacto sobre produtores de etanol e a economia agrícola", disse o presidente da Associação de Combustíveis Renováveis (RFA), Geoff Cooper. Nos EUA, o etanol é feito principalmente com milho. "Já passou da hora dessa conversa, já que as solicitações pendentes estão se aproximando de uma centena."

Os volumes obrigatórios de mistura de biocombustíveis nos EUA não vêm sendo cumpridos porque pequenas refinarias de petróleo recorrem diretamente à EPA para serem desobrigadas da exigência, alegando que isso causa dificuldades financeiras.

Em janeiro deste ano, um tribunal determinou que poderiam ser desobrigadas da exigência apenas refinarias cuja isenção tivesse sido prorrogada em cada um dos anos depois de 2010. Além disso, ficou decidido que a EPA só poderia conceder isenções a refinarias que comprovassem que a exigência de mistura de biocombustíveis seria a causa de suas dificuldades financeiras.

Fonte: Broadcast Agro