Eu vou de etanol a jato!
11-05-2015

Cada vez que o consumidor ao abastecer seu veículo flex faz a continha para saber se compensa colocar etanol, está dando as costas para as externalidades positivas do combustível verde.

Está mais que comprovado que o brasileiro não considera os ganhos ambientais obtidos com o etanol, como emitir menos de 90% de gás carbônico na atmosfera se comparado ao combustível fóssil, melhorando a qualidade do ar, a saúde das pessoas, e da própria natureza ao preservar a camada de ozônio.

A opção é sempre pelo combustível mais barato, seja gasolina, gás, etanol ou qualquer outro. O setor sucroenergético já sabe, por isso, que se empenha para que o etanol tenha um valor competitivo em relação à gasolina. O que explica a felicidade do setor mineiro com a redução do ICMS no estado sobre o etanol de 19% para 14%, a segunda menor alíquota do país, somente atrás de São Paulo. A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) até lançou a campanha publicitária “EU VOU DE ETANOL” no rádio e nas mídias sociais, visando o aumento da comercialização de etanol hidratado no estado e, também divulgar as externalidades positivas desse combustível brasileiro que gera milhões de empregos.


Mas a competitividade do etanol em relação à gasolina também pode aumentar ser sua eficiência energética for maior, hoje, nos veículos flex predomina a famosa marca de 70% de eficiência, mas os pesquisadores afirmam que pode ser maior.
E é o que a matéria de capa da edição de abril da CanaOnline reforça, trazendo o exemplo da equipe Pato a Jato, formada por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, que no último dia 12 de abril voou nas ruas de Detroit, nos Estados Unidos, com o Popygua um “veículo” (foto) criado por eles e que fez 316 quilômetros com 1 litro de etanol.
Por meio das inovações é possível ir não só de etanol, mas de etanol a jato!


Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular – www.canaonline.com.br