Evandro Gussi, presidente da UNICA, integra equipe técnica do governo de transição
17-11-2022

O Presidente da UNICA está na pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quarta-feira (16) novos nomes que irão integrar as equipes técnicas do governo de transição. No total, até o momento, quase 300 pessoas foram confirmadas como membros.

São 30 pastas, entre elas está a de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. EVANDRO GUSSI, ex-deputado federal (PV) e presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) é um dos integrantes desta pasta, que conta ainda com:

  • Carlos Fávaro, senador licenciado (PSD-MS);
  • Joe Valle, ex-deputado distrital pelo PDT-DF;
  • Katia Abreu, senadora licenciada (PSD-TO) e ex-ministra da Agricultura do governo Dilma Rousseff;
  • Luiz Carlos Guedes, ex-ministro da Agricultura do governo Lula;
  • Neri Geller, deputado federal (PP-MT) e ex-ministro da Agricultura do governo Dilma Rousseff;
  • Silvio Crestana, ex-diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
  • e Tatiana Deane de Abreu Sá, ex-diretora-executiva da Embrapa.

O setor bioenergético, com a geração de energia renovável como o etanol, biogás, energia elétrica, hidrogênio verde e fertilizantes orgânicos, é fundamental para que o Brasil cumpra as metas de descarbonização defendidas pelo presidente eleito Lula em sua fala, neste dia 16, na COP 27 que acontece no Egito.

É grande a expectativa do setor sobre como agirá o novo governo em relação a política energética. Integrantes sucroenergéticos lembram que o primeiro governo Lula foi excelente para o setor, o segundo mediano, mas o governo Dilma foi péssimo.

Gussi, quando era deputado, foi autor do projeto de lei do Renovabio, e seu objetivo sempre foi aumentar a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.