Evento torna-se ferramenta útil para quem pretende conseguir emprego no setor
02-03-2022

Realizada pela CanaOnline, live criou condições para que candidatos entendam melhor as oportunidades oferecidas pelo mercado sucroenergético, de acordo com sócio da Ação Consultoria & Treinamento

Renato Anselmi

Imagine ouvir diretamente do responsável pela área de Recursos Humanos de uma empresa, antes de se candidatar a uma vaga, quais são as características necessárias e o perfil desejado para conseguir um emprego nessa mesma organização. Essa rara oportunidade ocorreu em uma live – que continua com gravação disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2Zh61B4jEIM –, realizada pela CanaOnline no início de fevereiro.

O evento “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?” contou com a presença de gestores de RH dos grupos Atvos, BP-Bunge Bioenergia, Coruripe, Raízen e Tereos. Além disso, teve a participação e o apoio da Ação Consultoria & Treinamento, empresa com 25 anos de atuação no mercado e 13 anos no setor sucroenergético.

“Há alguns anos essa live não seria possível de ser realizada. O profissional não conseguiria ouvir um diretor, um gerente de uma empresa. Agora, ele pode ouvir e saber quais caminhos deve seguir para ter um progresso eficiente em sua carreira”, constata Henrique Gomes, sócio da Ação Consultoria, que foi um dos debatedores no evento on-line.

Segundo ele, momentos assim – como os que foram disponibilizados pelos gestores de RH – são importantes para os profissionais que assistiram a live e para aqueles que acessão a gravação do evento daqui a alguns dias, semanas ou meses. A live criou condições – observa – para que as pessoas entendam e aproveitem melhor as oportunidades oferecidas pelo mercado sucroenergético.

“É um setor com muito crescimento. Quem não o conhece, não tem a percepção das inovações e oportunidades existentes nesse segmento”, enfatiza. De acordo com ele, o setor evoluiu muito – e continua evoluindo – em decorrência da tecnologia, do envolvimento de pessoas e das necessidades do próprio negócio.

“O segmento construía, até um passado recente, um desenvolvimento muito focado na questão técnica. O profissional não sabia o que era preciso aprender para ter outra função ou se desenvolver”, afirma. Na avaliação do sócio da Ação Consultoria, o DNA comportamental do segmento sucroenergético mudou muito nos últimos anos.

“Há pouco tempo o setor gostava, como requisito, da obediência, ou seja, do colaborador que chegasse na hora certa, saía na hora certa e cumpria as suas tarefas”, relata. Agora, essa característica não é suficiente.  Os empregadores têm a expectativa que os profissionais tragam informação, conhecimento – diz. “Esperam que os colaboradores queiram mais, busquem mais, ‘desobedeçam’ em algumas coisas para correrem riscos e levarem a empresa para outro patamar”, ressalta.

Henrique Gomes listou algumas características requeridas por empresas do setor, abordadas por gestores de RH de grandes grupos durante a live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”. Entre outros requisitos necessários, foram citados: não se acomodar, ter atitude, buscar excelência, correr riscos, ter mente aberta, estar interessado no aprendizado e desenvolvimento, buscar resultado, pensar fora da caixa, ter flexibilidade cognitiva, gostar do setor.

O sócio da Ação Consultoria & Treinamento dá algumas recomendações para quem pretende ter carreira no segmento: “Observe quais são as competências comportamentais, que estão sendo exigidas nas vagas, e busque desenvolver e inserir isto no seu currículo. Existe hoje tanto lugar para se buscar conhecimento, grátis e bom. Não tem mais desculpa. Quando somos protagonistas da nossa carreira, a gente toma decisão e segue em frente”, afirma.

Saiba mais o que algumas empresas esperam dos profissionais que queiram conseguir emprego ou ter carreira no setor sucroenergético, acessando a gravação da live em https://www.youtube.com/watch?v=2Zh61B4jEIM