Expectativa de um bom segundo semestre para o setor sucroenergético
06-05-2019

Essa é a opinião do empresário Toninho Tonielo, presidente da irmãos Tonielo

O setor sucroenergético tem mudado muito, inclusive em relação aos seus representantes, dirigentes, profissionais. Muitos deles, até mesmo alguns considerados ícones, não mais figuram no universo canavieiro, ou tiveram sua participação reduzida. No entanto, ainda há aqueles que se mantém no auge e têm suas posições e análises muito respeitadas.

É o caso de Antonio Eduardo Tonielo, tratado carinhosamente pelo setor como Toninho Tonielo, presidente da Irmãos Tonielo, detentora de três unidades sucroenergéticas no interior de São Paulo. O Grupo apresenta boa saúde financeira, algo difícil no setor, resultado de uma gestão eficiente, fruto em grande parte da perspicácia, da capacidade de análise de mercado e do dom de bom comerciante de Toninho.

Isso faz com que muitos levem em alta consideração suas posições. Por isso, quando Toninho nos falou que vê como positivo o cenário do setor, deixou-nos animados. “Vivemos uma situação um pouco melhor. As chuvas que ocorreram no começo do ano revigoraram os canaviais. Por outro lado, os estoques de etanol estão baixos, em decorrência do maior consumo e atraso da safra, o que equilibra o preço. Em relação ao açúcar, o preço continua baixo, mas vejo melhora para o segundo semestre. É que a situação está diferente do ano passado quando as tradings estavam lotadas com muitos papeis de açúcar e, por conta disso, não estavam compradoras. Este ano é o contrário, estes papéis foram vendidos e elas vão voltaram às compras. Acredito que o preço do etanol será remunerador e o setor continuará a produzir menos açúcar e , com isso, o preço vai subir. Na minha visão acho que teremos um segundo semestre muito bom.”

Tomara, Toninho!

Fonte CanaOnline