Expectativa é que não terá fechamento de usinas nesta safra e desativadas podem voltar a moer
28-03-2016

Já se comenta no mercado que a Usina Santa Rita pode voltar a processar cana

Com a crise que vem afetando o setor sucroenergético nos últimos anos, muitas unidades fecharam as portas ou pediram recuperação judicial (RJ). O país chegou a ter mais de 430 usinas, mas, desde 2008, 79 unidades entraram em recuperação judicial (RJ) e 83 tiveram suas operações paralisadas. Somente no estado de São Paulo atualmente existem 23 unidades em RJ.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), não acredita que novas usinas sejam paralisadas ao longo da safra 2016/17. Ao contrário. “Já se comenta no mercado que a Usina Santa Rita, de Snata Rita de Passo Quatro, SP, pode voltar a processar cana, embora seja uma informação ainda não confirmada. Além disso, uma usina nova em Goiás deverá fazer sua primeira safra.”

Além disso, ele aponta a necessidade de as usinas com capacidade ociosa expandirem sua produção para ganharem musculatura diante das dificuldades financeiras. “Uma usina com capacidade de 2 milhões moendo 1 milhão não vai ter geração de caixa para melhorar de situação. Tem que otimizar a fábrica, atingir boa gestão de custos, precisa realizar vendas bem feitas.”

Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness, acredita que unidades desativadas voltem a operar. “Talvez nessa próxima safra ainda não, mas na seguinte, com a tendência de preços melhores, isso pode acontecer.”

Veja matéria completa na edição 31 da revista Digital CanaOnline que será publicada nesta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.