“Expectativas são de dias melhores”, diz Mário Campos
24-12-2015

É o título do Editorial do Jornal Canavial deste mês de dezembro, publicado pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais. O texto é assinado pelo presidente da entidade, Mário Campos, que lembra que, no ano em que o setor comemora os 40 anos do Proálcool, o que se vislumbra é a recuperação diante do aumento extraordinário do consumo do etanol hidratado no país e a elevação dos preços ao produtor.

Mas isso após o setor amargar mais de cinco anos de valores abaixo do custo de produção, o que levou as empresas a grandes prejuízos, com o fechamento de 80 usinas, sendo 8 em Minas Gerais.
Mas é o estado mineiro um dos símbolos deste momento de recuperação do setor. “Minas Gerais aparece como destaque do consumo no país, com recordes de vendas até outubro na comparação com o mesmo período do ano passado”, diz.
Para ele, a torcida é que em 2016 haja a valorização das energias renováveis, inclusive como fruto dos compromissos firmados na Conferência do Clima deste ano, em Paris. “Que as discussões da COP21 resultem na redução mundial dos subsídios aos combustíveis fósseis e implantação de taxas de carbono, a fim de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e reverter o processo de mudança climática.”
Apesar das boas perspectivas que há para o setor neste ano, Mário Campos avisa que, embora o cenário se mostre bem melhor do que na safra passada, ainda pairam algumas preocupações. “A maioria das empresas ainda está muito endividada e necessita de um período maior para equilibrar o caixa.”
Que soluções aos vários problemas que ainda pesam sobre o setor, como o alto endividamento, estejam entre as boas notícias de 2016.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.