Expodireto Cotrijal começa com desafio de buscar negócios em meio à seca no RS
10-03-2025

A expectativa é que entre 230 mil e 280 mil visitantes frequentem a Expodireto Cotrijal neste ano — Foto: Cotrijal / Divulgação
A expectativa é que entre 230 mil e 280 mil visitantes frequentem a Expodireto Cotrijal neste ano — Foto: Cotrijal / Divulgação

Feira acontece de segunda-feira (10/3) a sexta-feira (14/3) em Não-Me-Toque (RS)

Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre

Uma da maiores feiras agrícolas do Brasil começa com o desafio de buscar bons negócios em um momento em que produtores rurais enfrentam perdas severas com a estiagem no Rio Grande do Sul. A 25ª Expodireto Cotrijal, que abre os portões nesta segunda-feira (10/3), em Não-Me-Toque (RS), acontece até o dia 14 de março e vai reunir 550 expositores em seu parque de 130 hectares. A expectativa é que entre 230 mil e 280 mil visitantes frequentem a feira.

Em 2024, todos os números da Expodireto atingiram recordes. Foram mais de 377 mil visitantes, 577 expositores e R$ 7,9 bilhões em negócios. Para este ano, a seca que atinge fortemente várias regiões do Rio Grande do Sul deve derrubar a produção agrícola do Estado, colocando dúvidas sobre o ânimo por investimentos dos agricultores. Na terça-feira (11/3), a Emater-RS, empresa pública de extensão rural do Rio Grande do Sul, fará o anúncio oficial da estimativa da safra de verão gaúcha.

Nei César Manica, presidente da cooperativa Cotrijal, organizadora da feira, reconhece que o setor agropecuário do Rio Grande do Sul tem enfrentado grandes desafios nos últimos anos, com a combinação de estiagens severas e a enchente de 2024. No entanto, o dirigente entende que a Expodireto Cotrijal serve como “um ponto de encontro que fortalece e motiva os produtores rurais a buscar soluções inovadoras para superar esses obstáculos”.

Embora o Rio Grande do Sul viva um momento de desafios de renda nas propriedades, Manica acredita que a Expodireto é um reflexo do potencial de recuperação do agro. “Muitos produtores ainda estão capitalizados e há uma grande presença de visitantes de outros Estados, o que fortalece a comercialização durante o evento. Os negócios que não forem fechados imediatamente durante a feira certamente se concretizarão ao longo do ano, pois a Expodireto também é um ponto de partida para futuras negociações”, destaca.

Programação

A abertura oficial da feira será realizada nesta segunda-feira (10). À tarde, acontece o 16º Fórum do Milho, com palestras sobre o mercado do cereal e o futuro da produção. Também será realizada a entrega do Troféu Semente de Ouro para Jânio Stefanello, presidente da Coprel.

Na terça-feira (11/3), serão realizados o 35º Fórum Nacional da Soja, o 9º Fórum Estadual Conservação do Solo e da Água e o 3º Fórum da Carne. Já na quarta-feira (12/3), é a vez do 20º Fórum Estadual do Leite, do 10º Fórum do Trigo e o o 4º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro. O 17º Fórum Florestal abre a programação da quinta-feira (13/4), abordando créditos de carbono na produção de erva-mate.

Além disso, a Cotrijal conta com uma programação especialmente voltada para a capacitação de produtores rurais, incluindo o 10º Encontro de Empresárias Rurais, na quarta-feira (12), e o Summit do Jovem Cooperativista, na quinta-feira (13).

Na sexta-feira (14), a Expodireto Cotrijal recebe a Audiência Pública do Senado Federal, onde deve ser discutida a securitização de operações de crédito rural para produtores afetados por eventos climáticos extremos. O objetivo da iniciativa é renegociar as dívidas com prazos e juros compatíveis.

A Arena Agrodigital é o local dos debates e negociações voltadas à inovação e tecnologia. Com o tema “O Agro do amanhã”, o espaço receberá mais de 30 empresas, startups, e hubs de inovação. Entre as novidades deste ano, está o setor de irrigação, que se junta aos setores de máquinas e equipamentos, de tecnologia e às instituições bancárias.

Pavilhão da Agricultura Familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar contará com 222 expositores, sendo 75% agroindústrias e 25% empreendimentos de artesanato. Entre os expositores, também encontram-se produtores de flores e plantas, além de comunidades indígenas. Os visitantes poderão encontrar no pavilhão uma grande variedade de produtos, incluindo pães, geleias, sucos, salames, queijos, mel, vinhos e cachaças.

Pavilhão Internacional

O Pavilhão Internacional receberá mais de 70 países e terá a maior quantidade de empresas estrangeiras expositoras na história da Expodireto Cotrijal, com destaque para a participação de empreendimentos da China, Itália, Alemanha, Índia, Polônia e Uruguai.

A grande novidade da área é a participação inédita de uma delegação da Índia, que também contará com um estande na Área Internacional da Câmara de Comércio e Indústria Indo Brasil (CCIIB).

O Pavilhão Internacional também sediará o “6º Seminário China – Brasil da cadeia de suprimentos da Agricultura, Pecuária e Alimentação” e o auditório do "International Point" terá uma série de eventos e debates, com palestrantes do Brasil e do exterior.

Fonte: Globo Rural