Extração de caldo: novas práticas a favor de melhores custos
28-06-2016

A má extração de caldo da cana-de-açúcar nas moendas pode diminuir a produção de açúcar e etanol, gerando impacto direto nos custos das usinas. Em busca de maior produtividade e competitividade, atualizar-se enquanto aos processos industriais é sempre muito importante para quem trabalha na cadeia bioenergética. A 2ª aula/palestra Industrial da UniUDOP de 2016, realizada em Araçatuba no último dia 22 de junho, trouxe o tema "Extração do caldo: evolução das tecnologias, prejuízos com mau uso e perspectivas para o futuro", justamente para alertar as unidades produtivas do setor.

Durante o curso, o consultor Paulo Delfini apresentou de forma geral o histórico da evolução do processo de extração no Brasil e as inovações que estão em desenvolvimento na tecnologia de extração e os objetivos da utilização de camisas perfuradas para alta drenagem do caldo. Este último, segundo o consultor, traz grandes benefícios para o sistema de extração.

"Ele ajuda tanto em termos de capacidade, quanto em termos de extração das moendas, dando um ganho adicional aos resultados que já haviam sido alcançados através da tecnologia que a gente já tinha", destaca Paulo Delfini.

A Odebrecht Agroindustrial confirmou o bom desempenho dessa tecnologia, através de case que foi apresentado pelo gerente corporativo de extração e manutenção, Carlos Donizeti Morbi. O estudo da Odebrecht colocou em discussão os desempenhos do grupo em relação aos pontos convencionais da extração de caldo e do uso da camisa de alta drenagem.

E para uma boa extração, é necessário que os equipamentos estejam em perfeito funcionamento. Umas das apresentações da aula/palestra falou justamente sobre alternativas para proteção de componentes de desfibradores e moendas, que geram impactos negativos se não forem bem utilizadas.

Ainda durante o curso, foi apresentado outro estudo de caso pela unidade Cruz Alta, do Grupo Guarani. O gestor de extração, Douglas Mazzutti Maganelli apresentou um case sobre a instalação do rolo de alta drenagem e indicadores, como aumento de extração e capacidade da moenda.

Para conferir a matéria completa da 2ª aula/palestra Industrial exibida pela TV UDOP, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pAIc9mljo4Y

 

 A galeria pode ser vista clicando aqui: https://www.flickr.com/photos/udop/sets/72157669536169412

 

Camila Lemos