Fábrica de caminhões planta mais de 2 toneladas de verduras
26-11-2019

Em parceria com uma startup, Mercedes-Benz instalou uma horta em sua unidade, em São Bernardo do Campo (SP), e já fala em expandi
FELIPE SAKAMOTO, DE SÃO PAULO (SP)
No município de São Bernardo do Campo (SP), um dos principais polos da indústria automobilística do Brasil, junto com as linhas de montagem de caminhões da Mercedes-Benz, vem sendo cultivada uma horta orgânica. Plantadas em uma estufa de 1,2 mil m², 2,7 toneladas de hortaliças abastecem o restaurante da unidade onde mais de 10 mil trabalhadores fazem suas refeições.
A instalação foi inaugurada no início deste mês, investimento conjunto da montadora com a startup BeeGreen, que administra outras fazendas urbanas no país. O cultivo orgânico e protegido tem cerca de 44 mil pés de verduras: alface baby, rúcula, espinafre, agrião, chicória, salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão. Em breve, terá tomate e berinjela.
"Passamos a ter uma alimentação livre de agrotóxicos sendo oferecida para os colaboradores e tivemos uma redução em nossos desperdícios. Antes vinha desde do Ceagesp até a Mercedes-Benz. Então ocorria desperdícios na logística", afirma o gerente de Planejamento da Mercedes-Benz do Brasil, Rafael Gazi, acrescentando que a empresa já discute a expansão do projeto para suas unidades em Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG).
- REVISTA GLOBO RURAL