Falta de conectividade no campo é o principal obstáculo para a consolidação da agricultura 4.0
26-07-2021

No dia 29 de julho, às 19h, especialista de conectividade da Associação ConectarAGRO participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Leonardo Ruiz

A agricultura 4.0 já é uma realidade no mundo. A cada dia surgem novas tecnologias que potencializam ainda mais o meio rural. No entanto, a adoção em massa dessas inovações esbarra em um fator considerado trivial para grande parte da população mundial: a conectividade.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet. No campo, a situação não poderia ser mais diferente. Dados da Associação ConectarAGRO revelam que mais de 70% das propriedades rurais no Brasil não têm acesso ao ciberespaço.

Especialista de conectividade na CNH Industrial para a América do Sul, Central e Caribe e membro do comitê técnico da Associação ConectarAGRO, Renato Coutinho explica que o sistema de telecomunicações brasileiro é um dos principais motivos para a falta de conectividade no campo. “Essa infraestrutura se paga pela densidade de usuários [pessoas] conectados a ela. Quando falamos de conectividade agrícola, esse modelo precisa ser revisto, pois no campo haverá baixa densidade de pessoas, mas, em contrapartida, grande volume de máquinas e dispositivos.”

Para ele, a falta de conectividade é um dos principais obstáculos para a consolidação da Agricultura 4.0 no Brasil. “Não se pode falar em quarta revolução industrial sem falar de conectividade. Hoje, um ambiente rural totalmente conectado permitiria um acesso maior às novas tecnologias, como robôs catadores, drones, técnicas de agricultura vertical, softwares de agricultura de precisão, câmeras de imagens térmicas e máquinas autônomas controladas remotamente.”

No dia 29 de julho, às 19h, o especialista em conectividade participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”. Na ocasião, o profissional traçará um panorama sobre a conectividade nas propriedades rurais no Brasil, bem como sobre os desafios enfrentados e as possibilidades que se abrirão com a chegada do 5G ao Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

- Aziz Rassi – Produtor de cana-de-açúcar das regiões paulistas de Batatais e Jardinópolis;

- Mateus Belei - Produtor de cana-de-açúcar da região de Lençóis Paulista;

- João Adalberto Palucci - Gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia (Naviraí/MS);

- Fernando Mello – Gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia;

- Renato Coutinho - Especialista em conectividade da Associação ConectarAGRO;

- Mauro Violante - Gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);

Serviço

Live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (29/07), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline: YouTube (www.youtube.com/c/CanaOnline100), Facebook (www.facebook.com/canaonline.com.br) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/canaonline).