Falta de confiança ainda faz produtor renovar menos o canavial
08-08-2016

A qualidade da safra 2016/2017 para os fornecedores de cana da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) está um pouco inferior à do ano passado. “Em termos de ATR, estamos com quatro kg abaixo do que foi no mesmo período do ano passado. Mas em volume de cana, nosso índice está um pouco acima do que está previsto”, diz José Guilherme Nogueira, superintende da Associação.

O crescimento do volume de cana colhida nesta safra deverá ficar em torno de 4% a 5%. “Quanto ao aumento da qualidade da matéria-prima, vai depender ainda das chuvas que estão por vir”, sublinha Nogueira.

Neste ano, a colheita está acontecendo rapidamente porque o clima tem ajudado. Mas Nogueira destaca um ponto que merece observação: neste ano os fornecedores da Socicana tiveram uma taxa de renovação menor que nos anos anteriores, o que pesa negativamente sobre a produtividade.

Nogueira concorda que há um cenário promissor no horizonte, por conta dos melhores preços de açúcar e etanol. “Contudo o que falta ao produtor para renovar mais aos canaviais é confiança de que estes preços permanecerão e de que podem investir e obter retorno.”

O que acontece é que os produtores esperam mais para fazer as reformas. “Falando em número de cortes, estamos em torno de seis a sete anos. Muitos produtores já deveriam ter renovado, mas também é preciso considerar que estamos numa região cujos solos permitem alta produtividade e maior longevidade.”

De qualquer forma, existem vários fatores que estão pesando sobre a confiança do produtor. “Os fornecedores de cana querem investir e ter retorno sobre o investimento, mas fatores políticos, econômicos, sociais ainda o fazem pensar duas vezes antes de tomar uma decisão.” Segundo ele, ainda não se tem previsibilidade para saber qual será a política de combustíveis do Brasil daqui um, dois, cinco anos, o que traz insegurança. Tantas indefinições influenciam quem está pensando em investir.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.