Falta mão de obra para as atividades agrícolas manuais nos canaviais de São Paulo
09-02-2023

A operação de plantio manual de cana é a mais atingida, levando o setor a ampliar os investimentos em plantadoras

Nos últimos três anos, um grupo sucroenergético de Sertãozinho, SP, não consegue fechar seu quadro de contratação de profissionais para trabalhar em atividades manuais nos canaviais. “As pessoas não querem mais trabalhar no campo. A área onde mais utilizamos mão e obra é no plantio da cana. Para segurar esse pessoal, deixamos de colocá-los como temporários e os efetivamos. Vários recebem mesmo sem trabalhar. Este ano, a área agrícola me pediu a contração de 200 pessoas, conseguimos 120”, conta a diretora de Recursos Humanos do Grupo.

O mesmo acontece com uma unidade de Porto Ferreira, SP. “Estamos em uma região onde se encontram seis usinas, isso gera grande competição por mão de obra. Não conseguimos completar nosso quadro de profissionais na lavoura”, informa a gerente agrícola.

A solução que essas empresas têm tomado para reduzir a dependência de mão de obra no plantio foi intensificar o uso das plantadoras. Para aumentar a qualidade do plantio de cana mecânico, as empresas estão investindo em plantadoras automatizadas e na qualificação das operadoras e operadores para entregarem um resultado com menos falhas e menos consumo de mudas.

Para saber sobre como obter alto desempenho do plantio mecanizado e sobre qualificação da equipe para o uso de plantadoras automatizadas, entre em contato com a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

INFORMAÇÕES:

vendas@dmb.com.br

F: (16) 3946-1800 / (16) 3513-9000 (16) 99788-8208

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DMB PARA A OBTENÇÃO DE CANAVIAIS DE

ALTO DESEMPENHO:

#DMBAMARCADACANA

www.dmb.com.br