Falta pouco mais de um mês para o 18º. Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar
17-02-2016

Promovido pelo Grupo IDEA, evento acontecerá nos dias 30 e 31 de março, em Ribeirão Preto; inscrições abertas

Desempenho de colhedoras, piloto automático e plantio mecanizado são apenas alguns dos vários temas que serão abordados no 18ª Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar.
O evento, que abre a agenda de atividades do Grupo IDEA em 2016, é o principal seminário técnico voltado à mecanização na cultura canavieira. Cerca de 700 profissionais são esperados para o seminário deste ano, que acontece nos dias 30 e 31 de março, em Ribeirão Preto.
Por reunir anualmente os principais especialistas no assunto, o encontro se tornou tradicional. Iniciado nos anos de 1990, já recebeu os maiores conhecedores neste tema do mundo. E não apenas brasileiros. Da Austrália, por exemplo – país que tem a cana-de-açúcar mais mecanizada -, já vieram pesquisadores e produtores compartilhar o conhecimento que possuem.
Ao longo dos últimos 18 anos, muito conhecimento que hoje é colocado em prática nas usinas foi também difundido pelas palestras técnicas e depoimentos de produtores apresentados no Seminário. Afinal, os organizadores do evento sempre primam em fazer o elo entre o conhecimento gerado na academia e a experiência prática de usinas e fornecedores de cana.
Além disso, o Seminário de Mecanização do Grupo IDEA sempre foi importante vitrine de lançamento de novas tecnologias e equipamentos pelas principais companhias mundiais de máquinas voltadas à cana-de-açúcar, sem nunca deixar de oferecer espaço para os fabricantes nacionais. Importância que ganhou mais relevo depois que começou a ser organizada paralelamente ao seminário uma Mostra de Máquinas voltadas à produção de cana-de-açúcar.
Um dos temas mais discutidos desde que o seminário surgiu é a mecanização da colheita de cana-de-açúcar e seus impactos. Um assunto que ainda hoje está na pauta, mas que já dominou a programação dos eventos anteriores, numa época em que o corte mecanizado apenas engatinhava no país e os produtores estavam sedentos por trocar experiências, conhecer as tecnologias e avançar. E o Seminário de Mecanização do Grupo IDEA era o ambiente mais propício para isso.
E o evento continua se reinventando. Com a coordenação técnica de Dib Nunes, o Mecanização sempre traz os temas mais atuais para o setor, como são atualmente questões como reaproveitamento de palha, plantio mecanizado de alta qualidade, redução de custos, espaçamento duplo, entre outros.
Mais informações e inscrições: www.ideaonline.com.br.

TEMÁRIO 2016

• Manutenção mecânica e pneumática de implementos rodoviários

• Programa de alta performance de manutenção e operação agrícola


• Estratégias de logística que estão reduzindo os custos da colheita mecanizada


• Novidades e desempenho das colhedoras de cana-de-açúcar


• Como usar corretamente os pneus


• Plantio mecanizado de alta qualidade com dicas para o sucesso desta prática


• Quantificação de perdas e ganhos com espaçamentos duplos


• O melhor uso para o sistema de piloto automático


• Aproveitamento, custos e reflexos da palha sobre o sistema produtivo

• Novos equipamentos para a produção de cana

• Plantio mecanizado integrado de torta de filtro e cana-de-açúcar

• Quanto custa produzir uma tonelada de cana?

• Indicadores operacionais e de CTT

Serviço:
18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar
Data: de 30 a 31 de março de 2016
Local: Centro de Eventos Taiwan (Rodovia Ribeirão Preto-Bonfim Paulista)
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: www.ideaonline.com.br

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.