Fatores amargos reduzem o doce da alta do açúcar
29-11-2016

Fora problemas que não dependem nem do produtor, nem de São Pedro. É o caso da escassez de crédito

As geadas que caíram nos canaviais em 2016, por exemplo, é um dos fatores que deverá influir na menor produtividade canavieira da safra 2017/18, uma vez que as geadas atrasaram o desenvolvimento das soqueiras para a próxima safra. “Diversas regiões em que atuamos sofreram com as geadas, que ocorreram em diferentes intensidades, impactando na produtividade, qualidade da matéria-prima e também na brotação das áreas que já haviam sido colhidas”, relata Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste.

Também recaem sobre a safra 2017/18 fatores incertos, como a possibilidade de um clima “na medida certa” durante o próximo verão – inclusive sem chuvas excessivas, que atrapalhem a reforma -, se serão formadas condições para florescimento e o risco de chover pouco ao longo do ciclo.

Fora problemas que não dependem nem do produtor, nem de São Pedro. É o caso da escassez de crédito que permita viabilizar os investimentos na lavoura. Além disso, “enquanto os juros estiverem tão elevados, as unidades produtivas muito alavancadas terão dificuldades de gerar caixa”, salienta Luiz Carlos Carvalho, diretor da Consultoria Canaplan.

A redução da disponibilidade de cana-bis também deverá contribuir para a menor oferta de cana-de-açúcar. Por sinal, a cana-bis foi responsável por volume importante da moagem em 2016/17.

Apesar dos aspectos negativos, Carvalho também enumera alguns fatores favoráveis, como o atraso do início da colheita, o aumento dos tratos culturais e a retomada de algumas práticas agrícolas complementares. Quanto ao clima, quem sabe o inverno seja um pouco mais chuvoso e “possamos ter algum milagre!”.
“Os dados indicam que a safra que vem será menor. Não tenho dúvida disso. A produtividade agrícola tende a ser menor. Só não vai ser menor, talvez igual à 2016/17, se o clima ajudar.”

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 38 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.