Fenasucro, o termômetro do setor, registra alta temperatura!
26-08-2016

A perspectiva de pelo menos quatro anos com o mercado de açúcar positivo sustenta a animação do setor

Luciana Paiva

Era grande a expectativa sobre qual seria o clima reinante na 24ª Fenasucro & Agrocana, Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética – realizada de 23 a 26 de agosto, em Sertãozinho, SP. A feira é conhecida como o termômetro do setor: o sentimento de ânimo ou desânimo dos visitantes circula pelos corredores da Fenasucro, ganhando incrível proporção.

Se o visitante está fechado, assustado com o futuro, pensando em custo e não em investimento e vendo o setor como perda e não lucro, o sinal é que não haverá negócio no curto, médio ou longo prazo. Essa resposta negativa abate os expositores e a temperatura da feira despenca.

Mas, se o mercado dos produtos da cana está vigoroso, o cenário futuro é positivo, o visitante fica animado, esperançoso, faz planos, busca soluções para produzir mais e melhor, aumentar a eficiência, enfim, vai às compras e faz a alegria do expositor. A temperatura da feira sobe.

Foi o mercado do açúcar em alta quem deu o sinal de que o setor ameaçava sair da mais longa crise financeira de sua história. A perspectiva começou a mudar, mas para confirmar se a retomada do setor está mesmo em curso, ainda era preciso passar pela prova do termômetro da Fenasucro.

E, UUUFAAA!!! O termômetro está registrando alta temperatura! Pela Fenasucro ouvimos gostosas gargalhas, fala mais alta. Presenciamos abraços calorosos, tapas nas costas, largos sorrisos e olhos brilhantes. A sensação é de: voltamos!

O que acontece, é que não é mais só perspectivas de mercado positivo, mas constatação de que os próximos quatro anos os preços do açúcar serão remuneradores, o que dará equilíbrio para pagar dívidas, colocar o caixa em ordem e voltar a investir.

É importante deixar claro que as solicitações de compras não acontecerão aos montes de uma hora para outra, e que não importa os números que a Fenasucro apresentará em sem fechamento. O que vale mesmo é saber que o setor está em recuperação e que o cenário não é só positivo, é ótimo, pois, além do açúcar, há muitas outras possibilidades em curso.

Sim, o setor está voltando, mas de forma diferente e quem quer se reerguer como a cana, vai precisar mudar conceitos. Veja como, na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.