Fenasucro: Secretaria da Agricultura de SP faz nova rodada de assinaturas do Protocolo Etanol Mais Verde
13-08-2024

Iniciativa, que une esforços do setor público com o segmento sucroenergético para agregar mais sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol, já possui 130 signatárias, entre usinas e associações

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo destaca a transição energética paulista na Fenasucro & Agrocana, principal feira de bioenergia do país, que começa nesta terça-feira (13), no município de Sertãozinho. O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, participa da cerimônia de abertura.

O evento, que movimentou mais de R$ 8 bilhões e levou 800 empresas na edição passada, ocorre há 30 anos no município, uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do País. A geração de biocombustíveis é a força motriz para a economia de SP, garantindo o status de maior produtor mundial de cana, dos 10 milhões de hectares cultivados no Brasil, mais de 5 milhões estão em São Paulo.

No mesmo dia, a Secretaria de Agricultura faz assinaturas, em Sertãozinho, do Protocolo Etanol Mais Verde, que soma esforços com o setor para agregar mais sustentabilidade à cadeia produtiva do etanol. Iniciativa que dá continuidade a acordos e que possui 130 signatárias, entre usinas e associações.

A Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo ações para explorar esse ‘pré-sal caipira’ com o biometano, como simplificar o licenciamento ambiental para usinas produzirem o biocombustível. O Governo de SP também preparou um projeto de lei para isentar o IPVA de caminhões e ônibus movidos a hidrogênio, biogás, biometano e os híbridos que tenham como segunda fonte o etanol, incentivando a demanda. A previsão é que 30 novas unidades sejam instaladas nos próximos dois anos, sendo 20 em São Paulo.

Fonte: Uagro