Feplana homenageia Arnaldo Jardim por atuação na cana
17-03-2026
Reconhecimento destaca apoio a políticas para bioenergia e produtores
A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) fez nesta segunda-feira (16), em Brasília – DF, uma homenagem ao deputado federal Arnaldo Jardim em reconhecimento à atuação em defesa do setor sucroenergético e das políticas públicas voltadas aos produtores de cana-de-açúcar.
O encontro ocorreu no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul, e reuniu lideranças do agronegócio, representantes de entidades setoriais e autoridades públicas ligadas à agenda de energia e produção agrícola no país.
Arnaldo Jardim acumula quatro mandatos como deputado estadual e cinco como deputado federal. Em 2024, foi apontado pelo Ranking dos Políticos como o parlamentar mais bem avaliado do país. Ao longo da carreira, tem atuado em pautas relacionadas à bioenergia, transição energética e fortalecimento institucional do setor agropecuário.
Entre os convidados para a homenagem estavam representantes do Instituto Pensar Agro (IPA), União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Bioenergia Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Biosul, União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e Aprosoja Brasil. Também são esperadas autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Ministério de Minas e Energia (MME).
Segundo o presidente da Feplana, Paulo Leal, a homenagem reconhece a contribuição do parlamentar em temas estruturantes para a cadeia da cana-de-açúcar. “Ao longo de sua carreira, Dr. Arnaldo tem colaborado com políticas relacionadas à segurança jurídica, previsibilidade regulatória e valorização dos produtores de matéria-prima para biocombustíveis. Nossa homenagem é o reconhecimento à referida atuação em defesa do sucroenergético, da bioenergia e das políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos produtores de cana”, afirma.
Nos últimos anos, o deputado presidiu a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde na Câmara dos Deputados. Também foi relator do Projeto de Lei 528/2020, conhecido como Combustível do Futuro, e do projeto que instituiu o Marco Legal do Hidrogênio.
Entre as iniciativas legislativas de sua autoria está a criação do Fundo de Investimentos do Setor Agropecuário, o Fiagro, instituído pela Lei 14.130 de 2021. O parlamentar também participou da elaboração da nova Lei do Cooperativismo de Crédito e do Projeto de Lei 5174 de 2023, que propõe o Programa de Aceleração da Transição Energética.
Na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim atua como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo e também a Frente Parlamentar da Economia Verde.
Paulo Leal destacou ainda o perfil de liderança do parlamentar na interlocução entre o setor produtivo e o poder público. “Fico lisonjeado e agradecido a Deus por ter tido a oportunidade de trabalhar ao seu lado e conviver com um homem público íntegro, preparado e generoso. Sempre animado e positivo, mesmo diante dos desafios mais complexos, mostrou que a boa política se constrói com conhecimento técnico, diálogo e espírito público”, afirma.

