Fernandes dos Reis será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
14-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Luciana Paiva

Quando iniciei minha trajetória pelo mundo da cana-de-açúcar, em 1994, pouco sabia sobre o tema, a sorte, é que tive excelentes professores, que ao passarem seus conhecimentos e paixão pelo setor, foram tão convincentes que eu caí de amores pela cana.

Um desses mestres, Fernandes dos Reis, foi um dos meus primeiros entrevistados, era presidente da Canaoeste, Copercana e Cocred, entidades que presidiu por mais de 30 anos. Fernandão, como era chamado, contou-me sobre as lutas que haviam travado em defesa do produtor, como o início do pagamento da cana por sacarose, criação das lojas de ferragens, unidade de grãos.

Mas destacou principalmente as ações sociais que beneficiam o produtor, suas famílias, colaboradores e comunidade, como a criação da biblioteca, melhorias da estrutura técnica da associação e a dedicação ao Hospital Netto Campello. Conhecido como um visionário, muitas das práticas realizadas atualmente pelas entidades, tiveram início ou foram planejadas por Fernandes.

Seu lado negociador, aberto ao diálogo e com ideias inovadoras marcou sua gestão. Fernandes faleceu em 1999, causando comoção, sua jornada foi balizada por muito respeito e admiração por parte não só dos produtores, mas pelo setor em geral e representantes públicos.

Fernandes será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.

No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.