Ferramentas para o aumento da produtividade agrícola em cana-de-açúcar
15-07-2015

Um dos grandes desafios do setor sucroenergético é aumentar a produtividade obtida nos canaviais. Segundo Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) e da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), usinas e produtores de cana do Centro-Sul trabalhavam, até 2009, com produtividade média em torno de 85 e 83 t/ha. Quadro que mudou muito nos últimos anos. “Em 2015 temos a quinta ou sexta safra consecutiva que não vamos chegar a 80 t/ha e isso tem impacto muito grande sobre o setor, principalmente porque a elevação dos custos passa a ter um peso maior.” 

Ele lembra que, enquanto a produtividade canavieira retrocede, a de outras culturas, como soja e milho, vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A adoção acelerada da mecanização a partir do final da década passada é apontada como um das principais causas pela queda da produtividade agrícola. Mas para Ortolan, o problema é causado por um conjunto de fatores, como clima, falta de melhor adaptação às operações mecanizadas, pragas, doenças, além de falta de recursos para investir no canavial. “É um somatório de fatores que, ao longo do tempo, fez com que a produção caísse e o custo tivesse uma escalada contínua.”

Por isso, encontrar solução para a produtividade agrícola não se resume a aprimorar as operações com as máquinas. O produtor de cana precisa se utilizar de ferramentas que garantam um aumento sustentável da produtividade canavieira, minimizando todos os gargalos que afetam o processo.

Foi com esta preocupação que a Syngenta – uma das maiores companhias de fitossanitários do mundo – desenvolveu ferramentas de alto potencial para elevar a produtividade dos canaviais.

No portfólio de produtos e soluções da Syngenta, vale a pena destacar as opções voltadas ao controle de pragas, que estão entre os grandes problemas para a produtividade de um canavial. Afinal, caso o produtor se descuide ou não utilize dos produtos mais adequados para o manejo de bichos indesejados para a lavoura, como Sphenophorus levis, cigarrinha-das-raízes, broca-da-cana e Migdolus, a queda dos índices de produção é inevitável.

O compromisso da companhia em contribuir com o setor sucroenergético em aumentar a sua produtividade agrícola será tema da palestra da Syngenta no 11º. Insectshow – maior seminário brasileiro para o controle de pragas da cana-de-açúcar. No evento, José Carlos Rufato, da Área de Desenvolvimento de Mercado da Syngenta, realizará a palestra “Ferramentas para aumento da produtividade, de forma simples e eficiente”, apresentando as soluções da empresa voltadas ao controle de pragas e experiências bem sucedidas do uso das ferramentas da companhia para o aumento de produtividade da cana-de-açúcar.

O 11º. Insectshow ocorre nos dias 29 e 30 de julho de 2015, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. A palestra da Syngenta foi programada para a tarde do primeiro dia do seminário.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.