FGV implementará o projeto de pesquisa “Inovação e Fortalecimento da Competitividade do Setor Sucroenergético”
27-10-2015

Os resultados do estudo serão divulgados em fevereiro de 2016

Alinhando-se a sua missão de contribuir ao longo dos seus 70 anos de existência para o desenvolvimento do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) tomou a iniciativa de implementar o projeto de pesquisa “Inovação e Fortalecimento da Competitividade do Setor Sucroenergético”. A FGV entende que o setor sucroenergético é estratégico para a economia brasileira e, por isso, é um dos sete setores participantes desta pesquisa. Este estudo é apoiado e financiado pela FGV/EBAPE e tem a supervisão do Prof. Paulo N. Figueiredo e do Prof. Maurício Canêdo Pinheiro.
O estudo objetiva examinar o papel da inovação tecnológica no fortalecimento da competitividade industrial do Brasil. Em particular, com base em metodologias inovadoras, a pesquisa tem o intuito de gerar novas evidências e novas explicações que possam substanciar o desenho ou redesenho de políticas públicas orientadas ao fortalecimento da competitividade industrial do Brasil, especialmente a do setor sucroenergético.
Em agosto de 2015 foi realizada uma etapa inicial importante do estudo por meio do envolvimento de representantes dessa indústria em um workshop, no qual questões prementes do setor foram debatidas entre representantes de empresas produtoras, fornecedoras e de instituições de pesquisa. Dentre os aspectos debatidos, estiveram a regulamentação de preços do etanol e da gasolina, a tributação do setor, transparência e planejamento de longo prazo a política energética e possibilidades de diversificação industrial e de mercados.
Nos meses de outubro e novembro vem ocorrendo a principal fase do estudo, que contará com a participação de toda cadeia dessa indústria (fornecedores, produtores e instituições de pesquisa e desenvolvimento) por meio de questionário. As evidências e análises a serem geradas pela pesquisa serão transformadas em recomendações práticas. Tais recomendações poderão servir de insumos para o desenho e/ou redesenho de políticas públicas e estratégias corporativas orientadas ao fortalecimento da competitividade do setor sucroenergético no País.
FGV ESPERA COLABORAÇÃO DO SETOR NA LIBERAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Os questionários buscam captar informações sobre as atividades desenvolvidas pela empresa – desde as básicas até as de ruptura –, dados de produção e de interações com universidades, instituições de pesquisa e fornecedores para obter e trocar conhecimento.
Para que possamos gerar e entregar resultados com alto potencial de aplicabilidade prática pela indústria e governos, é fundamental que tenhamos uma interação direta com os gestores dos segmentos deste setor. Por meio dessa interação, poderemos validar temas relevantes, assim como obter diretamente dos gestores as informações relativas a questões prementes, desafios e propostas que devem ser aprofundados na pesquisa.

Dessa forma, para viabilizar o estudo estatístico e alcançar os ojetivos da pesquisa, é fundamental a adesão das empresas em reponder os questionários. Os resultados do estudo serão divulgados em fevereiro de 2016.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br