Flores no canavial é sinônimo de baixa produtividade
02-12-2014

Pode parecer bonito, mas o aparecimento de flores no canavial é uma característica indesejada para a produção da cana-de-açúcar, pois gera prejuízos ao empresário rural. Quando a cana floresce, os colmos param de formar entrenós e iniciam um processo conhecido como isoporização.

De acordo com o gerente de Estratégia de Marketing da Bayer CropScience para Cana, Paulo Donadoni, quando o canavial isopora há diminuição do peso do colmo, gerando canas mais leves e redução do caldo de açúcar. “Com este processo em andamento, as perdas em peso podem chegar a 30% em canas com alto índice de florescimento”, explica. Com a isoporização, a extração do açúcar na indústria é extremamente dificultada, reduzindo a eficiência de rendimento do processo industrial.

Para o produtor poder combater a isoporização ele precisa se programar desde agora. “Como esta é uma característica genética dos cultivares, existem variedades que possuem mais probabilidade em isoporar do que outras, o produtor precisa saber disso”, explica Donadoni, lembrando que alguns cultivares isoporam sem florescer, situação em que fatores como fotoperíodo, temperatura e umidade são decisivos para que ocorra.

“Por isso é tão importante realizar o manejo preventivo com aplicação de produtos no momento certo para inibir o florescimento”, reforça o executivo, lembrando que no Estado de São Paulo, as aplicações devem ser feitas de 15 de fevereiro a 15 de março, e em Mato Grosso e Goiás, de 5 de fevereiro a 5 de março.