Floresce pouco no Paraná
16-06-2015

Se em São Paulo a probabilidade de florescimento é de 70%, 80%, no Paraná é de 20%, 30%. Ou seja, dificilmente floresce no estado. Mas é planejado o uso do inibidor de florescimento. No passado, usou-se muito inibidor quando era plantada a variedade SP701143, que também florescia muito. Mas, de maneira geral, as usinas deixaram de plantá-la. Mas em contrapartida chove-se no estado o ano todo. Maturadores aplicamos sim, quando inicia a safra. É imprescindível. Sem ele, nossa qualidade vai pra baixo.

“Quanto à previsão de perda de qualidade da cana no Paraná em 2015, é que até no ano passado podia-se queimar até 100% do canavial, nas usinas que preferiam colher dessa maneira. Exceto nas áreas circunvizinhas às cidades. Já nesse ano, 20% das áreas de colheita do Paraná terão de ser colhidas com cana crua, o que vai impactar diretamente na qualidade.” Edson Girondi, gerente de operações agrícolas da Usina Alto Alegre.

Veja matéria completa na nova edição da CanaOnline, editoria Holofote. Visualize no site ou baixe grátis aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular: www.canaonline.com.br