FMC é patrocinadora do 11º Encontro Cana Substantivo Feminino
21-03-2023

Ação da FMC com produtoras rurais da Show Rural Coopavel em Cascavel, PR. Divulgação FMC
Ação da FMC com produtoras rurais da Show Rural Coopavel em Cascavel, PR. Divulgação FMC

O Encontro acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto. Durante o evento acontecerá o lançamento do primeiro livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”. Vagas esgotadas

Com trajetória diferenciada em relação à diversidade e inclusão, a FMC conta com 35% de mulheres em sua equipe somente na América Latina, e há mais de 30 anos tem mulheres em cargos de liderança no Brasil, destaca Maria Lúcia Murinelli, diretora de Recursos Humanos LATAM da empresa. “Elas são diretoras, gerentes e coordenadoras que estão envolvidas nas tomadas de decisões do negócio”, enfatiza.

A diversidade de gênero é considerada pela FMC como pilar estratégico na busca da inovação para melhor atender o cliente, afirma a diretora de RH. Contando com aproximadamente 6.400 funcionários em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão.

A FMC tem a meta de aumentar globalmente, até 2027, em 50% ou mais a representação feminina na força de trabalho – informa Maria Lúcia. A valorização da presença da mulher no ambiente corporativo já começa pelo processo de recrutamento que tem critérios específicos para alavancar a oportunidade para o gênero feminino, observa. “Um dos objetivos da FMC é promover um ambiente no qual todos, independentemente de suas características, possam atingir seu máximo potencial”, comenta.

Na direção de RH LATAM desde 2011, Maria Lucia começou a construir a sua carreira de sucesso na empresa em 1985, quando atuava como Analista de Remuneração e Benefícios. Posteriormente, trabalhou em diversas funções, como Coordenadora de Serviços de RH/Folha de Pagamento; Coordenadora de Treinamento e Comunicação; Gerente de Desenvolvimento; Gerente de RH, Agro e H&N – Brasil e Gerente de RH Agro e H&N – América do Sul. 

Formada em Letras (PUC-São Paulo) e Administração de Empresas (PUC Campinas), ela fez pós-graduação em Gestão de RH na FGV-EAESP e cursou Liderança Executiva na Fundação Dom Cabral/Kellogg College