Formas de prevenir o suborno no setor de suprimentos
14-08-2015

Para asespecialistas em Administração de Compras, Cibele Cassimiro de Campos e Fernanda de Jesus Lisboa, o setor de compras e suprimentos é um dos departamentos-chave da organização, porém, nem todos recebem a devida importância, um erro fatal da gestão. Segundo elas, as empresas devem procurar métodos para garantir a integridade de seus compradores, ou seja, adotar algumas maneiras de se prevenir contra o suborno no setor de suprimentos. 

ALGUMAS AÇÕES PARA PREVENIR A CORRUPÇÃO:
• Exemplo ético da cúpula da empresa;
• Rotação de compradores;
• Auditoria interna e externa;
• Código de Ética claro e explicado.

Porém, mesmo com as medidas citadas acima, alguns compradores acabam se submetendo a este suborno. Muitas vezes não é fácil comprovar de maneira clara e inquestionável a desonestidade do empregado.Nesses casos, as especialistas alertam que não é aconselhável que se demita o comprador ”boleiro” por justa causa, mas que seja desligado da empresa sem indicação da razão, evitando assim qualquer discussão. Todavia, nos casos graves em que houver a devida comprovação, o comprador pode ser demitido por justa causa e responsabilizado pelos prejuízos no campo do Direito Civil, e ainda vir a ser condenado à prisão, pela lei penal.

“Não deveria haver nada mais recompensador para os profissionais em compras do que a consciência tranquila, a paz de espírito e o nome respeitável perante a empresa e a sociedade em que vivem”, observam as especialistas.

Veja matéria completa na editoria Gestão de Empresas na nova edição da revista digital CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o App CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br