Fornecedor da Copersucar, Ambipar abastece sua frota com etanol
16-11-2020

Prestador de serviços da Copersucar, o grupo multinacional Ambipar adotou, desde agosto, o etanol para 100% de sua frota de veículos leves, mirando a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), em uma ação que é parte de uma campanha conjunta de estímulo ao uso de etanol.

“Queremos engajar nossos colaboradores, para que eles compartilhem com seus familiares e amigos o conhecimento do quanto todos nós podemos contribuir, por meio de uma ação tão simples, que é optar pelo etanol no momento de abastecer nossos veículos”, explica a diretora de Sustentabilidade da Ambipar, Onara Oliveira de Lima.

Desde 1995, a Ambipar atua em gestão ambiental, gerenciamento de resíduos, atendimento emergencial, prevenção de acidentes e na locação de veículos de trabalho, focando sempre os preceitos do ESG, ou seja, as melhores práticas ambientais, sociais e de governança em toda a cadeia do negócio.

A questão da sustentabilidade, portanto, é uma das premissas da política interna da empresa e um dos pilares do ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), cujas métricas têm sido cada vez mais determinantes para a tomada de decisão dos investidores.

“A cultura da sustentabilidade é valor para a empresa. Estudos apontam que o consumo do etanol em relação à gasolina reduz de 70% a 90% as emissões de gás carbônico lançadas na atmosfera. Nesse cenário, a decisão de abastecermos nossa frota exclusivamente com o biocombustível foi natural, está intrinsecamente relacionada ao negócio”, informa Onara.

Recuperação ambiental

Sempre em busca de inovações para oferecer os melhores resultados aos clientes, a empresa também desenvolve projetos internos que possam demonstrar aos stakeholders essa preocupação com a sustentabilidade, caso do aplicativo Carbon Z, que calcula a pegada ecológica das emissões de gás carbônico (CO2) de pessoas, empresas ou indústrias. Para utilizar, basta entrar no site Carbon Z , fazer o download do app, que está disponível para Android e iOS, e se cadastrar.

“Com o cálculo da pegada, é possível saber o que fazer para neutralizar esse rastro ecológico. Em geral, essa neutralização é realizada por meio do plantio de árvores em áreas degradadas, para a recuperação ambiental. Ao fazer essa opção, o usuário recebe um certificado de compensação de carbono, quantificando as árvores que plantou, as espécies plantadas e sua localização, além de poder acompanhar o desenvolvimento da muda”, esclarece Onara.

A executiva detalha mais sobre ESG e a nova política de abastecimento da Ambipar no quinto episódio do CoperCast, o podcast da Copersucar, que está acessível no Spotify.

Parceiros alinhados com a sustentabilidade

A sustentabilidade está na essência do negócio da Copersucar, de prover energia renovável e alimento natural para o bem-estar da sociedade, por meio da comercialização de etanol e açúcar. “É importante que não apenas nossa cadeia produtiva, mas a de relacionamentos esteja alinhada com nosso propósito e valores”, explica o gerente de Suprimentos e integrante do Comitê de Sustentabilidade da Copersucar, Marcelo Firmino.

Com foco nessa sinergia com fornecedores e prestadores de serviço, como locadoras de veículos e transportadoras, a companhia compartilha boas práticas por meio de encontros, palestras e workshops, e apoia ações de marketing, como a produção do adesivo veicular ‘Vá de Etanol’.

“A ideia é conscientizar nossos parceiros sobre os ganhos socioambientais do biocombustível, provendo-os com o máximo de informações possível, para que eles adotem e sejam multiplicadores dos benefícios do etanol e incentivem seu consumo entre seus funcionários e para o público em geral”, explica Firmino.

InService: preferência pelo etanol

A parceria com a Copersucar reavivou um antigo interesse da InService em utilizar o etanol. Desde 2019, a prestadora de serviços de limpeza e de infraestrutura divulga aos funcionários os benefícios do biocombustível para o meio ambiente e a sociedade, por meio de informativos, quizzes e no Diálogo Semanal de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Técnico da empresa, Tiago Aguiar, a orientação é para abastecerem exclusivamente com etanol. “Mas não é obrigatório, porque há localidades e situações em que não há outra opção, como alguns postos de combustível de cidades pequenas em Estados do Norte e do Centro-Oeste, por exemplo. Contudo, sempre que utilizar gasolina, ele terá de justificar a escolha”, explica.

Aguiar diz que muitas vezes, pela pressa, o frentista não discrimina o tipo de combustível na Nota Fiscal, motivo pelo qual não consegue precisar qual a porcentagem de utilização do etanol. Mas, a empresa está reforçando com seu quadro a necessidade de sempre conferir se o produto está determinado no documento. “Se tiverem opção, a preferência de nossos colaboradores é pelo etanol”, completa Aguiar.

Copersucar